Amando cada dia mais o meu gurizinho! Ser mãe é tudo de bom!

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Parto: Pelo Direito de fazer uma escolha consciente

Todos os amiguinhos do Erich (vejam bem TODOS, não estou arredondando) vieram ao mundo por meio de cesárea. Ele, inclusive. Como eu já relatei aqui, tentei o parto normal até o último segundo, mas por fim acabei passando por uma cesariana, e nunca vou ter certeza se foi mesmo necessária ou apenas preguiça/incompetência dos médicos.

O fato é que hoje no Brasil, infelizmente, fazer cesárea é uma prática quase unânime, parto normal é coisa de pobre, chique mesmo é marcar uma cirurgia de alto risco (para mãe e bebe) e ficar sem poder se mexer e muito menos cuidar do bebe nas primeiras horas de vida dele. Essa, como a  maioria das questões do universo materno, é uma questão cultural. Nos EUA e Europa, por exemplo, o parto normal ainda é muito mais comum do que aqui. No Brasil é uma questão de opção, e muitas vezes, as futuras mães são manipuladas por seus ginecologistas açougueiros capitalistas que só pensam em dinheiro.

Que o parto natural é muito melhor pra mãe e bebê, todo mundo sabe. Que a dor é danada, só quem já passou por isso pra saber. Realmente, e falo por experiencia própria: foram 10 horas de trabalho de parto ativo até que eu caísse na sala de cirurgia. Mas a dor não precisaria ser tão intensa se não fossem os remédios para acelerar as contrações. Que o parto cirúrgico é invasivo, que expõe mãe e bebe ao risco de infecções, que é uma interrupção artificial, que só é cômodo para o médico, que vai marcar a data e o horário conforme a sua agenda, isso ninguém quer saber.

As desculpas para as "desnecesáreas" são as mais variadas. Eu me pergunto COMO a natureza criou tantas mães incapazes de parir. Como antigamente todo mundo nascia de parto normal se as mulheres não têm dilatação, se suas bacias são estreitas demais...? Como as pessoas faziam pra nascer antes da peridural, meudeus? Sem um açougueiro médico pra cortar a barriga das mulheres??? Nas minhas andanças pelos consultórios de GO quando estava grávida, só encontrei 1 (uma) triste médica que concordava em fazer o parto normal. Todos os outros ficavam de mimimi pra fazer uma cesárea pre-agendada. O que acontece é que os médicos ASSUSTAM tanto as grávidas com histórias escabrosas de bebes mortos por cordões umbilicais assassinos, crianças que passaram do tempo (parece produto com data de validade vencida) que elas acabam, por medo, cedendo à pressão. Lamentável, antinatural e só serve pra enriquecer o GO.

Defendo a tese de que cabe somente à mulher o direito de escolha. Parir é uma coisa tão nossa, sabe, tão pessoal que cada mulher deveria poder optar pelo que fosse melhor pra ela. Escolha consciente. Sem ser enganada. Quer fazer cesárea, que faça por vontade própria, e sabendo dos riscos. Quer um parto sem intervenções desnecessárias, que seja respeitada então. O que não vale é uma futura mãe procurar um GO dizendo que pretende ter um parto natural e ser convencida a fazer uma cirurgia sem necessidade que só vai beneficiar o próprio médico.

Encontrei na internet uma lista das mais comuns indicações para "desnecesáreas". Espero que ajude a elucidar o assunto, e lembrem-se futuras mamães: Se seu GO está querendo te induzir a uma cirurgia desnecessária, troque de médico. Simples assim.
segue a lista:

As 12 maneiras mais frequentes de enganar a mulherada – por Ana Cris Duarte

Cesárea 171-I: Cordão enrolado
A verdade: quase um terço dos bebês nasce com circular de cordão. Mas a gelatina que recheia o cordão ajuda a impedir que os vasos se fechem. Além disso o bebê não respira dentro do útero!
Cesárea 171-II: Pressão Alta
A verdade: A hipertensão é um problema grave, mas nos casos em que ela foge ao controle pode ser necessário induzir o parto normal.
Cesárea 171-III: Bacia Estreita
A verdade: Impossível saber o tamanho da bacia por dentro e os ossos da cabeça do bebê são soltos e se sobrepõem para passar pela bacia materna
Cesárea 171-IV: Bebê Grande
A verdade: Impossível saber o peso do bebê pelo ultrasom e os ossos da cabeça do bebê são soltos e se sobrepõem para passar pela bacia materna
Cesárea 171-V: Passou do Tempo
A verdade: A gravidez humana normal vai até 42 semanas. Passado o prazo considerado seguro, pode ser necessário induzir o parto normal.
Cesárea 171-VI: Parto Prematuro
A verdade: Bebês prematuros nascem em melhores condições se for por parto normal
Cesárea 171-VII: Diabetes Gestacional
A verdade: É uma condição em geral controlada com dieta, exercícios e medicamentos, e não tem qualquer relação com a via de parto. Nenhuma!
Cesárea 171-VIII: Bebê fez cocô (mecônio)
A verdade: O mecônio não é um problema, a não ser nos casos em que os batimentos cardíacos do bebê estão insatisfatórios, evidenciando sofrimento fetal. Mesmo assim a indicação é o sofrimento fetal, não o mecônio.
Cesárea 171-IX: A bolsa rompeu e não teve contração
A verdade: É só aguardar 24 horas e se não entrar em trabalho de parto, induzir. A indução pode levar até 48 horas para “engatar”. Antibióticos podem prevenir infecção. Fácil convencer o GO de esperar 72 horas, não é mesmo?
Cesárea 171-X: Não teve dilatação
A verdade: Todas as mulheres dilatam se aguardar a fase ativa do trabalho de parto.
Cesárea 171-XI: Não entrou em trabalho de parto
A verdade: Se não for colocada numa mesa cirúrgica, toda mulher entra em trabalho de parto.
Cesárea 171-XII: Na consulta de pré natal o colo do útero está fechado
A verdade: O colo do útero em geral fica fechado. O que faz ele abrir são as contrações de trabalho de parto.
Cesárea 171-I: Pouco líquido
A verdade: A diminuição do líquido amniótico é normal e esperada no final da gestação. No caso de diminuição acentuada, pode ser necessário induizir o parto normal, o que pode levar até 48 horas. Fácil convencer o GO de esperar 72 horas, não é mesmo?
Por Ana Cristina Duarte – Obstetriz – São Paulo


Um comentário:

Marigg disse...

Oi, eu tive minha Alice, amiguinha do Erich, de parto normal, cheguei as 12h no hospital com 9 dedos de dilatação sentindo apenas cólicas, depois apertaram um pouco, as 13:27h da tarde minha filha já estava no mundo, foi maravilhoso. Claro cada mãe tem sua preferência. Eu com certeza prefiro parto normal.