Amando cada dia mais o meu gurizinho! Ser mãe é tudo de bom!

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Mais sobre amamentação

Estamos na Semana Mundial da Amamentação, e, como todos sabem, eu sempre levanto a bandeira da amamentação, SEMPRE, acho que nunca é demais falar, esclarecer, e desmistificar. Pois por incrível que pareça ainda tem gente que acha a amamentação dispensavel, acha que o leite NAN é melhor, que o leite materno é fraco.

Amamentar é um desafio, além de físico (sim, vai doer no início, seus peitos vão cair, vão inchar, vão doer) é um desafio moral. Porque quase ninguém vai te apoiar, pasmem que inclusive os pediatras vão defender a mamadeira, porque toda vez que tu disseres que teu bebê de 5 meses mama EXCLUSIVAMENTE no peito as pessoas vão te olhar torto.
E, mesmo quem apóia a amamentação exclusiva até 6 meses acha que depois disso pode parar. Que quando chega nessa idade aperta um botaozinho que faz o bebê querer e poder se alimentar de qualquer outra forma, que o leite materno já não serve mais pra nada. Mamar depois dos 2 anos, então? Aberração, mau costume, vício.

Pra mim, vício é aquela criança que berra quando perde a chupeta, que depende de uma fraldinha pra cheirar antes de dormir, que só cala a boca quando enfiam a chupeta. Peito não é vício. Peito é alimento, aconchego, amor, vínculo, carinho. É o que segura a barra quando a criança tá doentinha e perde o apetite pra tudo o mais. É o que garante a ausência de uma gripe atrás dA outra, o que protege contra inúmeras doenças. Peito é natural, somos mamíferos.

rto pra Erich, mamando, aos 2 anos e 3 meses
Quando for o momento certo pra ele, o Erich vai largar o peito. Claro que cansa, tem dias que eu simplesmente tô tão cansada que decido desmamar. Mas claro que eu penso melhor. desmame não tem a ver só com a minha decisão, mas com a maturidade emocional dele. E enquanto ele quiser, vai poder mamar.

Um comentário:

Anônimo disse...

É isso aí Tati, eu concordo contigo! O Miguel mamou exclusivamente no peito até o sexto mês, agora comecei com as papinhas.... mas meu leite diminuiu muito, então preciso complementar com NAN... Mas olha só como funciona: Ele come papinha e depois mama no peito, daí toma NAN e mama no peito de novo!! É um quadro!!! E para dormir é só o peito que funciona!! To torcendo para durar bastante esse tetê!! Hahaha!
Abraços
Graci