Amando cada dia mais o meu gurizinho! Ser mãe é tudo de bom!

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Não ao bullying materno!

Ao que parece, o universo materno está cheio de controvérsias.

Afinal, quem pode dizer o que é certo? De fato, enquanto não percebermos que TUDO é CULTURAL, sempre vai haver discussões (o que não é mau,afinal a diversidade de idéias é sempre uma riqueza). Alguns debates, infelizmente, extrapolam os limites do saudável e se transformam em -acreditem- bullying materno.

Muitas vezes, ao defender nosso ponto de vista, acabamos nos excedendo e 'julgando' mães que pensam diferente. No fim das contas, somos todas mães, tentando acertar sempre, fazendo o que achamos ser melhor pra nossas crias. Vale lembrar que todas as mães erram, em sua maioria, tentando acertar. Quem pode saber o que é certo ou errado na criação dos filhos? Cada geração, assim como cada cultura, tem seus valores e princípios, e acredito que cada mãe deve agir segundo o que lhe parecer melhor, e, acima de tudo, cada mãe deve saber seguir seu coração, sem culpa. 

Vou tomar como exemplo a polêmica da cama compartilhada. A maioria dos pediatras brasileiros é contra, assim como a sociedadee ocidental em geral. Em algumas culturas orientais, os bebês dormem com os pais (nem se usam berços) até os 3-4 anos. Alguns bebês dormem super bem desde que nascem, nos seus bercinhos, outros, precisam ser amamentados diversas vezes durante a noite, querem contato com a mãe, se sentem seguros dormindo junto ao seio materno, e quando colocados para dormirem sozinhos, o sono fica muito 'picado'. E ninguém dorme direito, nem o bebê, nem a mãe. Nem o pai, que vê a mãe levantando a cada hora. Esse era o caso do Erich, então optamos pela cama familiar. E funcionou pra nós, só agora estamos pensando em ir adaptando o Erich no quarto dele. Agora, se esse esquema funciona pra nós, quem pode me dizer que é errado? Não é o pediatra que vai levantar de hora em hora pra confortar o meu filho. Não é a vizinha, a tia, o diabo que carregue. Sou eu. Então, ninguém deveria se incomodar, certo? Mesmo assim, escutamos críticas o tempo todo. Cuidar da vida dos outros é um hábito muito comum na nossa sociedade, e difícil de mudar.

Esse foi apenas UM exemplo, eu poderia falar da amamentação do meu filho, que incomoda muita gente, e não deveria, pois o peito é meu, o filho é meu, quem tem que se incomodar com isso sou eu.

Ser mãe é saber diferenciar um conselho que se aproveite, de um mero 'pitaco' sem valor. É saber seguir seu próprio instinto, pois temos isso sim! Todas somos capazes de criar nossos filhos. Mesmo sendo mãe de primeira viagem, no fundo, uma mãe sempre sabe o que fazer. Vem de dentro da gente um instinto que estava ali todo tempo, adormecido. O Instinto materno.

Saber o que é melhor pro seu filho é tão importante quanto saber respeitar a opinião alheia. Se eu não dou chupeta pro meu filho mas outra mãe dá, tudo bem. Ela deve saber o que melhor funciona com seu filho. Discordar sem julgar é saudável, traz discussões que acrescentam, sabe? Só não vale crítica maldosa, achar que tem a verdade absoluta, que todas as outras mães são 'ruins'.

Na blogosfera materna, vejo mães trocando farpas o tempo todo. Umas se achando melhores porque amamentaram por X anos, outras porque só dão aos seus bebês alimentos naturebas, condenando quem usa  papinha industrializada, e por aí vai. Qual o objetivo disso? Não estamos aqui pra trocar experiências? Ou se trata de uma competição?

6 comentários:

Viviane Pereira disse...

Parabéns pelo texto Tati!
Concordo contigo, minha casa, minhas regras. O que pode ser bom para mim, pode não ser pra você e nem por isso não podemos conviver em harmonia e com muito respeito, não é verdade?

@maedigital

Diário de Interesses disse...

Adorei o teu post,eu tbm penso assim,respeito é bom e todo mundo gosta,esses dias eu falei sobre gentileza materna,coisa que falta por parte de algumas mães.Eu prático cama domiciliar,não ligo p/ os pitaqueiros(as)...faço cara de paisagem...rs.
bjs
Caso vc queira ler o que eu escrevi.
http://minhaflorbela.blogspot.com.br/2012/08/ser-gentil-vale-pena.html

Karina disse...

Concordo com tudo que vc disse Tati, já vi várias discussões, mas de pessoas contrárias ás mães que não amamentam, de mães que usam fraldas descartáveis, de mães que nõa usam cama compartilhada, minha filha desde o 2º mês de vida dorrme no berço, nunca chorou, sempre dormiu bem e qdo precisou estava do lado dela, mas já fui julgada, dei chupeta á ela pois não quero o dedo, já tive uma experiência ruim com minha sobrinha de ficar noites sem dormir, pois dedo sangrou, infeccionou, tivemos que passar pomada, dedo com pus e ela queria o dedo, não conseguia dormir, mas mesmo assim as pessoas falam, que tem a fase oral etc, eu sei disso tudo deixo ela pegar o dedo, brincar conhecer a mão, mas daí a viciar no dedo não, mas eu sei o porque, mesmo assim falaram, por isso deissti de comunidades no facebook, prefiro meu instinto e informações como as suas, obrigado, beijoss

TatiBast disse...

Que bom que gostaram do post, meninas, realmente cada caso é um caso. Infelizmente tenho visto muitos post tentando impôr um modo, um método "infalível" de criar os filhos. O que funciona para cada um é o certo pra mim. Respeito é fundamental, e a troca de experiencias é o que vai nos ajudar, não as criticas com julgamento! Beijos!

Paty disse...

Muito bom! É isso aí... Penso que sempre vale a máxima de seguirmos o nosso coração. Afinal, coração de mãe não pode estar errado, né! Beijos

Ana Paula Ruggini Zarpelon disse...

Minha filha dorme comigo desde os 9 meses (deveria ter feito antes) e sempre me buzinam que isto é errado, que estou acostumando mal a criança, que ela ficará mimada, etc!A minha pequena está com 1 ano e 10 meses e continuo amamentando, e as pessoas ficam admiradas e sempre jogam indiretas. Depois de ler seus texto, continuarei firme no que estou fazendo, pois estava quase cedendo. Principalmente diante de mães que se vangloriam que o filho dorme SOZINHO desde os dois meses, como se eu fosse incompetente por não conseguir. Fiz o teste, durante uma semana, e se tivesse continuado ela estaria dormindo sozinha. Quem não quis fui eu, pois não me senti bem fazendo isso!!

Beijos!