Amando cada dia mais o meu gurizinho! Ser mãe é tudo de bom!

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Opinião própria, toda mãe devia ter!

Hoje fui buscar o Erich na escolinha e ele me pediu tetê. Ok, normal (pra mim), sentei no sofá da salinha de entrada e satisfiz o desejo do meu filho. Eis que chega uma mãe e me pergunta apavorada a idade do Erich, quando eu digo 2 anos ela simplesmente arregala o olhão e pergunta: "Mas e o pediatra, o que acha disso???"
 Eu respondo educadamente que não dá pra ir atrás de tudo que o pediatra acha, que deve-se ter senso crítico. Que o ministério da Saúde recomenda a amamentação além dos 2 anos de idade.
A criatura arregala o olho again dizendo que faz parte de um grupo de gestantes e que nunca ouviu falar disso. Faço minha tradicional cara de alface e sigo dando meu peito pro meu filho, afinal se alguém tem que se incomodar com isso sou eu, não acham? E eu faço isso com prazer e consciência de ser o melhor.

Não sei porque nossa cultura coloca o pediatra num pedestal e acha que tudo que ele fala é lei. Em se tratando de saúde, de medicação, prevenção, etc, tudo bem, a autoridade, a referência maior é o pediatra. Mas no que concerne aos hábitos da família, como a rotina de sono/alimentação, a amamentação, enfim, o pediatra não devia opinar. Cada família tem o seu esquema próprio e sabe como e o que funciona melhor. Pediatra é médico, médico trata de saúde, não de sono ou alimentação.

Desde que completou 1 ano, o Erich não vai mais ao pediatra todo mês. Ele só vai quando precisa, ou seja, só quando adoece. Mas parece que isso não é o "normal", todas as mães que conheço não dão uma banana pro filho sem consultar o pediatra antes. Senso crítico, pra que?
Claro que eu respeito esse profissional (como qualquer outro), só acho que a opinião dele é supervalorizada. Infelizmente, a maioria não se atualiza, e às vezes tem uma opinião retrógrada em relação à amamentação, o que acaba prejudicando o processo se a mãe não corre atrás de informação. E, vamos combinar né, informação é o que não falta hoje em dia. Só não aprende quem não quer.

Nenhum comentário: