Amando cada dia mais o meu gurizinho! Ser mãe é tudo de bom!

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Desfralde: a importância de saber recuar

Decidi deixar o Erich sem fralda a partir de hoje (04-12), já que estamos em casa. Pra sair de casa e pra dormir vou continuar botando fralda, por enquanto. Vejamos como será nossa primeira semana.

Dia 1: Quatro xixis só de manhã, todos na roupa. Eu só escutava o "plaf plaf" dele batendo o pé na poça de xixi como se fosse água. Passei o dia perguntando se ele queria fazer xixi, levando no banheiro, mostrando como fazer de pé, sentado, no vaso, no penico, na plantinha. E nada. Número dois também foi feito na roupa e por sorte anda bem durinho.

Dia 2: Alguns acidentes pela manhã, mas nada do número 2. De tarde ele me disse "cocô!" e aceitou sentar no penico (progresso!!!!); ficamos ali conversando, contei umas historinhas, tentando distrair do cocô, mas não fez. Levantou e foi brincar. Fez xixi no pátio uma vez e no fim da tarde pus a fralda pra gente sair - foi quando veio o número 2.

Dia 3: Confesso que dei uma broxada hoje e vontade de desistir; mas sei que é cedo pra ter expectativas... o Erich fez 4 xixis seguidos, num intervalo de pouquissimos minutos, e na cama... mijou até o travesseiro, logo de manhã! Prognóstico de um dia bem estressante!Sentou no penico por uns minutinhos e até fez umas gotas de xixi, mas senta no penico sempre chorando.

Dia 4: Começo a pensar que me precipitei e ele ainda não estava pronto. Hoje pela manhã toda vez que dava vontade de fazer xixi ele chorava, pedia colo (num sinal claro de insegurança) e pedia pra pôr a fralda, aos prantos. Contrariando o Rodrigo, que acha que eu devo insistir, acho que tá na hora de dar uma recuada, porque pra mim ele tá sofrendo.

Uma coisa que eu aprendi desde que me tornei mãe, é acreditar em mim. Confiar nos meus instintos e acreditar que eu sei o que é melhor pro meu filho e o conheço melhor do que ninguém.

Já li diversos relatos de mães de meninos que desfraldaram "mais tarde" (pros padrões mais comuns) e foram histórias de sucesso. Respeitando o tempo de cada criança o desfralde acontece naturalmente, na hora certa. 

Acredito que o Erich em breve vai conseguir aceitar que tiremos a fralda, porque ele já tem algum controle; ontem mesmo segurou bastante o xixi. A questão é o amadurecimento psicológico, e nesse ponto ele ainda não está pronto, e pude perceber isso hoje. No meu colo, chorando e segurando o xixi, pedindo pra pôr a fralda. Vale a pena forçar uma situação só pra poder dizer que desfraldei meu filho? 

É importante saber recuar. Vou esperar algumas semanas para tentar de novo. Sem pressão.

Encontrei no Blog da Paloma uma dica muito valiosa do Dr José Martins:

 "Comece tirando as fraldas pela manhã, logo após ele ter urinado e evacuado, e deixe uma hora sem fraldas pela casa. Não ralhe se ele fizer no chão. Depois disso, coloque novamente a fralda. Se ele fizer na fralda, acompanhe-o até o banheiro e jogue o cocô dentro do vaso. Depois do almoço, à tarde, mais uma hora, e à noite, antes de dormir, também. À medida em que ele não urina ou evacua sem fraldas, aumente o tempo para 2 horas e assim vá sucessivamente fazendo o treinamento. Os bebês precisam dessa informação e dessa orientação. A maioria das crianças em dois ou três meses consegue ir se desfraldando. Entretanto algumas crianças às vezes demoram um pouco e podem chegar até quase os 3 anos ainda com dificuldades para controlar os esfíncteres. Isso é uma variação individual que precisa ser respeitada, ok? Não force a barra e, ao surgir qualquer dificuldade, vá falando com seu pediatra, que pode ir lhe aconselhando."

Sempre pensei em fazer assim aos poucos, mas todo mundo que eu conversava aconselhava a "tirar de uma vez". Acho que vou tentar gradativamente pra ver se funciona melhor.

2 comentários:

Paty (Conversando com Bernardo) disse...

Oie! Quero só ver quando chegar a nossa hora do desfralde... Que difícil, hein? Mas o mais complicado são os palpites alheios mesmo. Acredita que já falaram que, agora que Bernardo está com 1 ano e meio, já tem que parar de usar fraldas?! Aff... Vc está certa, siga seu coração de mãe! E obrigada pela visitinha, volte sempre. Abs, Paty (Conversando com Bernardo)

Vinter Zamprogno disse...

Olha é dificil mesmo, a gente tem que meio que advinhar atraves de pequenos sinais quando é a hora, talvez agora ele nao esteja muito disposto, mas quem sabe daqui um mes ou dois, tudo pode aocntecer!