Amando cada dia mais o meu gurizinho! Ser mãe é tudo de bom!

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Supernanny e o método cruel de ensinar a dormir

Quase sempre assisto ao programa da Supernanny brasileira, no SBT. Gosto porque aprendo muito, sobre o que fazer em determinadas situações, mas principalmente sobre COMO NÃO AGIR COM MEU FILHO.

No último programa que acompanhei, vi uma família que realmente estava vivendo no caos; eram três crianças de 1 a 6 anos, totalmente descontroladas e mal educadas, que batiam na mãe e falavam MUITO palavrão. A mãe, já de saco cheio, se dirigia aos filhos com MUITA raiva na voz, agressividade em todas as palavras, e até distribuía alguns tapas eventualmente. Até aí entendi a "necessidade" de intervenção da Supernanny, que conversou com a mãe, mostrou que ela devia ser menos agressiva, ter mais pulso firme, etc. Ok.

Porém me indignei quando a Nanny inventou de se meter num assunto QUE NÃO FOI POSTO EM DISCUSSÃO, QUE A MÃE NÃO RECLAMOU PORQUE NÃO ESTAVA INCOMODANDO, AO CONTRÁRIO, FUNCIONAVA PARA ELA: o momento de pôr os filhos pra dormir.

A mãe estava acostumada a fazer o menor (de 1 ano) dormir com o barulho do secador de cabelo e um cafuné. Pra quem não conhece a Teoria da Exterogestação, o barulho do secador funciona como uma "memória" do som que o bebê ouvia no útero. Qualquer barulho estático, como o som da chuva, por exemplo, tem essa função e pode sim ajudar bebês novinhos a pegarem no sono. Claro que nesse caso o bebê já tinha 1 ano, mas nem sempre ele dormia dessa forma, a mãe também costumava embalá-lo no colo para ajudá-lo a dormir. Algum problema até aí? Isso por acaso é anormal? Prejudicial ? Para a tirana sem coração da Supernanny sim.

Eis que a nanny se mete onde não foi chamada e IMPÕE na família um novo método de fazer o bebê dormir! O infalível (e totalmente sem ética) método ferber, mais conhecido como DEIXAR A CRIANÇA NO BERÇO BERRANDO ATÉ CANSAR E DORMIR SOZINHA!!!!!!!

Honestamente, quase chorei junto com a criança. Um bebê de 13 meses, até então acostumado a dormir sendo acalentado pela mãe, do nada passa a ser deixado atirado no berço, chorando, gritando, implorando por conforto, entre lágrimas e muito estresse, e ninguém se dispõe a confortá-lo. Querem adestrar a criança como se fosse um cão de guarda? Não se faz isso nem com animais, gente. Aliás os animais cuidam muito melhor das suas crias do que muitas mães humanas e 'civilizadas'.

É lógico que depois de uns 40 minutos de choro sem nenhuma resposta, o menino  desistiu e dormiu. O resultado esperado foi alcançado, e provavelmente depois de algumas noites iguais a essa, ele já passe a dormir sozinho sem choro. Mas então os fins justificam os meios? É ético fazer isso? É humano deixar um bebê se acabar de tanto chorar, se sentir desprotegido, abandonado, inseguro, perceber que não pode contar com a própria mãe para ter algum consolo?

Os ferberizadores de bebê que me desculpem, mas isso pra mim é o cúmulo da falta de instinto materno, de sensibilidade, de ética, de tudo. Nenhum bebê pediu pra vir ao mundo, ninguém merece ser tratado assim. A hora de dormir tem que ser agradável, prazerosa, um momento lúdico, de ternura, de convívio com a mãe/pai... não um momento de TERROR. Depois não sabem porque os bebês não querem dormir. Por que acordam chorando de madrugada. 

Sou totalmente contra esses métodos cruéis de ensinar a dormir. Os bebês precisam de contato físico, precisam de COLO, precisam ser consolados, precisam se sentir seguros. Precisam de AMOR E RESPEITO. Deixar o bebê chorar sem oferecer consolo é DESRESPEITOSO, CRUEL, DESUMANO.

Se fosse na minha casa eu teria mandado a Supernanny PASTAR! Meu filho é criado com apego e é uma criança linda, feliz, que tenho certeza que se sente muito amada. E quando tem sono ele me procura pra dormir sem nenhum estresse nem resistência. 

Cada um cria seu filho como quer? Sim. Mas um mínimo de ética e respeito não dá pra dispensar.

42 comentários:

Paty disse...

Que absurdo!! Ainda bem que não assisti... Revoltante. Concordo totalmente com vc, aqui em casa tbm adotamos a criação com apego, com muito colo, carinho e amor. Abs!

Tauana Blans disse...

Tb assisti esse episodio e admito q nao sou mto a favor de 100% do q ela propoe. MAS, se a pessoa chamou é pq esta desesperada, literalmente!
conheco a tecnica do som que lembra o utero e essa eh praticada com bebes MENORES d 1 ano, oq a pessoa estava fazendo ali era uma total dependencia materna. a tecnica d deixar chorar so chega nesse ponto horroroso e d cortar o coracao SE a mae/pai deixarem. o ideal eh acostumar a dormir sozinho ou estimular a autonomia desde RECEM NASCIDO. SIM, pq apesar d escutar o shush do utero o bebe precisa se acostumar com a vida a q pertence agora.
concordo cm vc em mtaaas coisas, ja vi episodios em q fiquei chocada e tb coisas q n concordei como uma vez q ela forçou a mae e o bebe de 2 anos ao desmame abrupto - TERRIVEL. mas isso vai d cada um, oq precisamos eh medir, dosar, ter bom senso no julgamento - detesto essa expressao- dos outros, pois oq eh bom p mim pode n ser bom p vc e vice versa. tem q balancear na educacao dos flhos eu acredito mto nisso.
parabens pelo blog :D

Daniela disse...

Absolutamente não gosto quando me deparo com esse tipo de pré-julgamento com as mães que adotam método assim ou assado para com seus filhos. Realmente não concordo com tal método de deixar chorar, porque a criança precisa de aconchego numa hora difícil, etc etc, agora falar que quem pratica isso não está agindo com respeito ou ética para com seu filho é demais, não acha?? Por acaso vc acha que existe alguma mãe que faça isso por sarcasmo, só para ver o seu filho se esgoelar ali no berço sozinho?? Por acaso vc acha que existe alguma mãe que gosta de tratar o seu filho com crueldade ou desrespeito?? Acho que quem está praticando algum desrespeito com alguém aqui é vc com as mihares de mães que num ato de desespero, por precisarem trabalhar no dia seguinte para levar o dinheiro que ajuda na criação de seus filhos, e já não tendo mais a força necessária para isso de tanto ter que acordar de madrugada para acudir o filho, recorrem à tal método. Eu nunca fiz isso com meus filhos e nem vou fazer, mas tampouco concordo em colocar mais culpa nas cabeças dessas mães pré-julgando-as, dando a entender que elas não amam seus filhos por usarem esse método. Por favor, menos julgamento e mais compaixão, por favor, pois de coisas ruins o mundo está cheio!

Cris disse...

Poxa é muito complicado esses métodos já li, reli, mas não consigo colocar em prática. tenho dó de deixar meu bb chorando, gritando me chamando e querendo vir pra mim. Ás vezes chego péssima no trabalho pq ele demorou pra dormir, pq queria brincar, enfim... é difícil, mas eu dou colo, dou carinho, dou de mamar e coloco pra dormir nos meus braços. Cansativo, poxa e como, mas eu quis ter o meu filho, então vale o sacrifício.
Assistia muito a super Nany, mas mts vezes me assusto com algumas crianças, com a postura dos pais... não concordo com tudo o q ela faz, mas aquilo q acho bom, adoto sim.
Bjs
http://cphilene.wordpress.com

Talita disse...

Concordo em número e grau com o que vc escreveu! Este método é CRUEL e DESUMANO SIM!
Não gosto dessa mulher, ela é uma ditadora. Prefiro mil vezes a Nanny americana Jojo!
Você já viram aquele que ela força a mãe a desmamar um bebe de 2 anos??? EU CHOREI IGUAL CRIANÇA VENDO A CENA! TERRORISTA!
E para quem achou o texto um absurdo, me desculpem. Eu sofro e tenho pena do filho de vocês e da maneira que os tratam.
Não tem paciência para cuidar do próprio filho, pense antes de ter outro. Ter filhos exige muito sim, exige noites sem dormir, muito amor e paciência. Se não estiver disposto a fazer isto, não os tenha.
Fico pra morrer quando vejo mães dizendo: deixa chorando que aprende. Ele tá fazendo manha. bebe mimado.
Aaaaaaaah! Faça me o favor!!!!

TatiBast disse...

Daniela, por favor, pedir pra parar com agressividade já agredindo não dá... Não quero ofender ninguém mas tenho direito de expôr a minha opinião, eu nunca disse que as mães não amam seus filhos, apenas digo que ESSE MÉTODO PARA MIM É CRUEL, é o que eu acho. Não, eu não penso que as mães fazem isso por maldade, mas por falta de informçaão mesmo, acho que se chegou num ponto desesperador, tem tanta informação disponível, tantos métodos mais humanos, por exemplo tem o Soluções pra Noites sem Choro (soluções.multiply.com). me desculpa se não concorda, agora dizer que estou sendo agressiva é demais, apenas defendo métodos mais amorosos do que deixar a criança sem consolo.

Chris Ferreira disse...

OI Tati,
eu realmente não conseguiria aderir ao método de deixar chorar na hora de dormir. ALiás, eu adoro esse momento de ficar fazendo carinho até a cair no sono.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Thais Nunes disse...

Cada mãe sabe bem onde dói o seu calo... Eu aderi ao método e desde os 6 meses de idade da minha filha, NUNCA tive problemas com o sono dela ... Desde os 6 meses ela não acorda a noite a não ser que esteja doente ...
Mas, como eu disse, cada mãe sabe onde aperta o calo.!

Ana Paula Ruggini Zarpelon disse...

Também não concordo com o método. Minha filha acorda muito de madrugada, então resolvi pó-la para dormir comigo! Dou peito, embalo e mimo muito nessa hora!! Essa fase passa e não poderei dizer que não aproveitei...

Anônimo disse...

Tentei também fazer esse metodo com meu filho, mas ele ficou 1 hora inteira chorando, sem parar e sem dormir. Então resolvi fazer um metodo, q demorou mais, mas foi mais eficiente. Comecei colocando meu filho no berço, com a grade abaixada e fiquei do lado dele ate q ele dormisse. Ai dava uma semana para ele se acostumar a isso e fui me afastando dele. Agora ele dorme sozinho no berço. As vezes ele fica falando depois q colocamos ele no berço, mas não demora mto para dormir e n chora mais. Foi oq funcionou comigo.

Yramara disse...

Amozinhho. Acho que vc errou feio em dizer que super nanny é antiética e desumana. Ela tem formação e anos de estudos na área, deve saber o que esta fazendo. E mais, criança ela é educada a partir de hábitos que os pais impõe desde cedo. Se você não ensina seu filho desde cedo que ele deve dormir no berço e sem drama, por que esta na hora de dormir, não é fazendo o que ele quer que vc vai conseguir isso. Ele deve ficar no berço, deitado e quietinho para o sono vir. Se vc acostuma-o a dormir em seus braço,s em qualquer eventualidade que você não puder fazer isso, ele vai sofrer de mesmo jeito. Muito melhor ensinar desde cedo o seu filho a ser independente, começando pelas pequenas coisas, do que no futuro ele ter dificuldade de enfrentar a vida, por que esta a habituado a depender sempre de você. Todo o trabalho que é feito com a criança tem um proposito. Não é feito aleatoriamente, só pelo fato de sermos duros e insensíveis. É por que é o melhor pra criança, para seu desenvolvimento. As atitudes das crianças são reflexos da influencia que recebem dos pais nos primeiros meses de vida. Pense nisso fofa!

Unknown disse...

Mãezinhas...Concordo que muitas de vcs achem um absurdo, mas sei tb que a super nanny faz um trabalho sério, que passa em rede nacional...então acho que se fosse algo desumano como algumas dizem, não estaria passando na tv...Concordo tb que a educação de um bebe começa pela mãe, quando colocamos nossos filhos no mundo, principalmente mães que trabalham fora, a verdade é uma só...o bebe precisa de adaptar a nós e não nós a eles...engana-se a mamãe que acha que filhos são para serem mimados o tempo todo...toda e qualquer criança é oportunista...se chorar e pegar no colo, logo ele vai saber que se chorar de novo, novamente terá um colinho...isso é fato!!!!! Aderi ao método dela sim quando meu filho tinha 6 meses...ele chorou vinte minutos e dormiu...e até hoje com três anos, tem o quarto dele, dorme tranquilo com a luz apagada e a porta fechada...e eu consigo trabalhar em paz...e ter uma relação saudável com meu marido... e uma dica: criança que é acostumada a dormir na cama dos pais...cuidado que essa relação tem 99% de chance de falir...temos marido, não se esqueçam disso! BOA SORTE A TODAS E QUE DEUS ABENÇOE PODEROSAMENTE A VIDA DE VCS!!!!!

Sarah ferreira disse...

Olá. Me desculpe, mas nao concordo com você. Já foram feitas inúmeras pesquisas sobre o sono do bebê, na verdade é comprovado que a maneira correta é justamente a maneira que a Cris Polly ensina as mães no programa. Eu mesma, antes ,mesmo de começar a assistir ao programa, já havia lido vários livros a respeito de vários assuntos relacionados a bebês e a educação, dois específicos sobre o sono dos bebês.
A verdade é que desde bem pequenos, temos que PERMITIR que os bebês APRENDAM a dormir sozinhos, e sem DRAMA. Não há nada de errado em querer que os filhos se comportem da maneira CORRETA. Dormir com os pais, ou dormir sendo embalado, ou com barulho de secador.. Aliás, eu assisti ao episódio da "moça do secador", e o que me chocou foi justamente a insanidade da mãe que submete o seu filho a dormir com o barulho insuportável de um secador em seu ouvido, ao invés de criar um ambiente tranquilo e harmônico para que o bebê se sinta da mesma maneira na hora de dormir.
Enfim, esses rituais aos quais os bebês tanto "precisam"na hora de dormir, foram impostos pelos pais. Os bebês foram condicionados a só dormirem daquela maneira, pois os pais não deram ao bebê a oportunidade de pegar no sono sozinho, sem A interferência dos pais induzindo o sono deles de maneiras mais alternativas (tem pais que saem de madrugada para passear de carro para que o bebê pegue no sono).
Com o passar do tempo, conforme o bebê vai crescendo, ele percebe que tem o poder de manipular os pais com choro, soluços, e assim vai ficando cada vez mais difícil para os pais,pois vem a gritaria de noite, as manhas, o vai e vem de um quarto para o outro durante toda a noite, e menos saudável para os filhos. Criança tem que dormir CEDO, em seu quarto, e dormir BEM. O sono bem dormido é uma das coisas mais importantes na vida de uma criança!!! Criança que dorme com os pais fica extremamente dependente, e esse ato que parece tão inocente, gera problemas psicológicos futuros, gera dependência estendida dos filhos a seus pais.
Nós pais não devemos pensar no que é fácil e conveniente para nós. Uma vez que temos filhos, eles são a PRIORIDADE, e por isso, temos que fazer o que é CERTO, não o que é mais prático!
Nenhuma mãe gosta de ouvir o filho chorar, principalmente se sabemos o que ele quer. Mas pensando no bem estar do FILHO é que várias mamães se submetem a aguentar algumas noites de choradeira, mas sabendo que daqui alguns dias, seu filho estará dormindo como um anjo a noite inteira.
Meu filho ao nascer, só dormia com o sono induzido pelo embalo, mania colocada pela minha sogra. O resultado foi um bebê que até os seus 4 meses de idade passava de mão e mão sendo embalado A NOITE INtEIRA!!! Simplesmente ninguém dormia. Quando decidi utilizar o método que aprendi no livro ( o mesmo da Supernanny), ele ainda era bem pequeno, e por isso ele ficou chorando no berço apenas por 15 minutos até adormecer sozinho, sem a ajuda de ninguém. Desde esse dia em diante, ele dorme sozinho em seu quarto, a noite inteira, por 12 horas, acorda feliz, bem humorado, bem disposto e brincamos o dia todo. Mas é claro, com a pausa para a soneca depois do almoço, rs.

Para quem se interessar o nome do livro que eu li, e que muuuito me foi útil é: Nana Nenê. Não me lembro o nome do autor, mas sei que é um psicólogo e pediatra espanhol. A capa do livro é laranjada estampada com uma foto do rosto de um bebê super fofo dormindo.
É uma leitura excelente e de super aprendizado.

Fica a dica. Beijocas
Sarah

TatiBast disse...

EM TEMPO: O PRÓPRIO AUTOR DO NANA NENÊ SE RETRATOU PUBLICAMENTE PARA DIZER QUE O MÉTODO NÃO É O MAIS ADEQUADO/SAUDÁVEL PARA BEBÊS. BEBÊS NÃO SAO ROBÔS NEM ANIMAIS PARA SEREM ADESTRADOS. PRECISAM DE RESPEITO E AMOR!

CARLOS GONZALES URGENTE PRA QUEM ACHA QUE DEIXAR CHORAR É SOLUÇÃO!

DaniSapoo disse...

Estudos serios sobre o sono do bebe nao indicam que esse metodo eh correto. Eh normal, natural e instintivo que o bebe chame pela mae e queira estar junto dela. O bebe nao precisa "aprender" a dormir. Precisa de seguranca e aconchego. Sugiro a leitura do livro "Besame Mucho" do Dr. Carlos Gonzalez.

Fernanda disse...

“... a super nanny faz um trabalho sério, que passa em rede nacional... então acho que se fosse algo desumano como algumas dizem, não estaria passando na tv...”

Claro, como se tudo que passasse na tv fosse inquestionável e de altíssimo gabarito. Estão aí Ratinho, BBB e “Topa tudo por dinheiro”, que não me deixam mentir! Pelamor, mães, mais bom senso! Informem-se em fontes realmente confiáveis, engolir tudo que está na televisão como se fosse Deus, NÃO!


“o bebe precisa de adaptar a nós e não nós a eles...engana-se a mamãe que acha que filhos são para serem mimados o tempo todo...toda e qualquer criança é oportunista...”

Toda criança é uma oportunista??? Depois dessa, parei. Eu acredito que as crianças são seres PUROS, tanto quanto se pode ser... e que aprendem coisas como oportunismo, manipulação, preconceito e intolerância com OS ADULTOS.
Sugiro uma leitura urgente para essa pessoa, de Carloz Gonzalez a Laura Gutman, até mesmo a Encantadora de Bebês serve!! Qualquer um que considere bebês pessoas que merecem respeito e consideração tá valendo.

“se chorar e pegar no colo, logo ele vai saber que se chorar de novo, novamente terá um colinho...”

É isso mesmo que pretendo. Quero que meu filho tenha absoluta certeza de que estarei lá para ele, sempre que precisar. Se estiver chorando, vou pegá-lo no colo. Se estiver com medo, vou acalentá-lo. Sou a mãe dele e essa é a minha função!!
Não acho que meu filho que acabou de chegar ao mundo tem q se adaptar a mim... Até tem, em certa medida, mas eu também tenho que me adaptar a ele! Querer que a vida seja a mesma de antes de ter filhos é dizer que seus filhos não mudaram nada na sua vida, não te tocaram de nenhuma maneira, você não permitiu que eles fizessem de você uma pessoa melhor – e, acredite, eles fazem isso, se nós deixarmos, se estivermos dispostos!
Pais menos egoístas, é disso que o mundo precisa. E, por consequência, filhos menos egoístas.
Estou aqui pra criar uma pessoa legal, do bem, que não passa na rua sem ver que existe miséria, ou, pior, sem se importar com isso...
Quero criar uma pessoa que se importa com os outros, que não fica insensível se alguém chorar perto de si, que se sente segura do amor da mãe e sabe que pode recorrer a mim, ao pai... sempre que precisar.
À medida que eles crescem, vão precisando cada vez menos. Até que batem asas e voam. Se eu tiver feito meu trabalho direito, para bons ares.

Tati Bast, gostei muito do seu texto. Parabéns pelo blog! Bjs.

Mari disse...

Gostei demais do seu texto. Concordo com cada letrinha dele, viu?

Estou na correria, mais tarde eu volto para comentar direito, mas preciso dizer que quem acredita que criança precisa ser adestrada, precisa ser abandonada no berço para aprender a dormir sozinha e outras barbaridades é porque não considera a criança como ela é: filhote de humano. Humano, portanto.

Não conheço NENHUM humano que aprecie ser abandonado/ignorado nas suas necessidades. Com criança não é diferente.

Simone Kalbusch disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Simone Kalbusch disse...

Esse comentário aí em cima de uma estatística muito séria que dá 99% de chance de fracasso aos relacionamentos de pais que fazem cama compartilhada é a coisa mais machista que eu já li. Inacreditável. Que tipo de amor é esse que não sobrevive a um filho? Enfim, sobre todo o resto, cada um tem seu tempo de despertar, para a maternidade inclusive. Agradeço por estar no meu. Mantenha teu blog pois leituras assim de vez em quando despertam a consciência de quem busca a evolução.

Unknown disse...

Nossa, por isso que o mundo está desse jeito! Ninguém pensa em como gostaria de ser tratado? Quem não quer um colo, um carinho, ser amado? Que isso, como pode uma criança saber o que é ser oportunista? COMOOOOO? Presta atenção! Meu amigo médico disse semana passada, os bbs são uma tábua branca, neles você escreve aquilo que quiser. Se ensinar a ser amavel ele será, se ensinar a ser oportunista ele será! Por isso que criança que bate na mãe e fala palavrão é porque ela faz o mesmo com ele! Mesmo que seja por pensamento, o bebê sente! Por favor, se não vai dar amor, afeto não faça filho. Porque deixar a criança chorando sozinha não é muito diferente do que jogar o bebê no lixo!

Unknown disse...

Fiquei viuva, minha filha tinha apenas 8 meses, tentei esse método que me deixou louca, tentei de todas as formas até que um dia depois de 2 horas cansei e coloquei ela pra dormir comigo, na tv tudo parece lindo e dar resultado, na pratica é totalmente diferente, ainda mais para quem está sozinha e tem que aguentar tudo... desisti mesmo e não me arrependo... acho crueldade com as crianças

RODRIGOACME disse...

Isso, só não se esqueça que seus filhos não vão ficar debaixo das suas asas pra vida toda, eles tem que ser criados para o mundo, e olha.... O mundão aí fora não é tão amoroso e fraterno como o que você vê!!! Amor e carinho é essencial para uma criança, é isso que a faz forte, e confiante para encarar o mundo, não é enfiar ela debaixo das asas e brigar com o mundo... Sou a favor do método da Supernani, os pais que ao primeiro choro dão colo, vão ser manipulados pelo próprio filho a vida toda, não se esqueçam que as crianças testam os pais o tempo todo, e se você aceitar tudo, não estará fazendo uma boa escolha pra própria criança.

Giovanna disse...

Olá!
Adorei o seu blog, tb sou a favor da Criação com apego. De fato, tb acho que falta muita informação aos pais que acreditam que a criação pelo medo é a mais adequada.. Deixar chorar, achar que criança é um tirano mimado, restringir colo, forçar independência antes do tempo, desmamar abruptamente... que pena que faltam as informações corretas! E pior é ver uma criatura "estudada" ditando regras em rede nacional que apoiam mais ainda essa "pseudo-educação" do começo do século, e que está provado cientificamente que está ERRADA!!! Vamos criar adultos seguros, independentes e emocionalmente equilibrados com a CRIAÇÃO COM APEGO!! Por favor, se informem sobre isso! Chega de "achismos" sem fundamentos e Super Nanny! Televisão tb passa muita informação errada, pornografias, traições... Isso é correto só porque passa em rede nacional?! NANA NENÉM já foi combatido demais, até pelo próprio autor, que já se desculpou! As consequências psicológias de se deixar chorar sem consolo são terríveis, podem não se manifestar agora, mas poderemos ver um adulto inseguro, problemático, com fobias, etc... mais do que comprovado!
Parabéns pelo blog, vamos divulgar o que é certo!
Beijos!
Giovanna

www.vidadesamira.blogspot.com.br

Unknown disse...

Olha vc pode ate ter achado cruel mais isso é culpa dos pais pois desde de pequeninos as crianças devem ser ensinadas a dormi n seu proprio quartinho em sua propria caminha se tudo isso aconteceu culpados pais pois não impulseram sua vontade não acho o metodo tão cruel pois se for assim quando seu filho chorar querendo algo que pode ate mata-lo vc vai dar so porque ele esta desesperado? hoje em dia temos que criar nossos filhos pro mundo e não pra nois mesma pois ninguem fik pra semente entendeu meu bem? por mais que tratemos nossos filhos com amor não sabemos o que acontecera com ele mais tarde!!gosto da super nany super aprovo todos os metodos dela pois funciona e tem a maior chance dos nossos filhos se tornarem cidadões de bem e não mau educados e cheios de vontade!!ta vendo como esta criança sofreu pois é. é bem assim que nossos filhos sofreram no futuro se não tiverem uma boa educação sofreram na mão de qualquer um ai a fora fica a dica pra todas as mamães refletirem! bjuss

Cintia Liana disse...

Oi, Tati! Gostei do teu blog. Sou psicóloga e psicoterapeuta, especialista em psicologia de família , e mãe. Te convido a ler o meu texto, "Aquele abraço negado: A importância do contato entre mãe e bebê", em meu blog. Acho que vc vai gostar bastante.
"O abandono, a indiferença, o deixar chorando, além de ser um abuso, formam adultos que acreditam que “o seu choro” (as suas necessidades e vontades) não tem valor, imersos numa cultura onde as crianças ficam mais e mais no carrinho de bebê com a errada idéia de educá-los e a serem autônomos desde sempre."
www.psicologiaeadocao.blogspot.com. Um abraço.

Cintia Liana disse...

E cientificamente falando, o programa e o método da Super Nanny sao um grande equi'voco, é psicologia behaviorista pura, aquela que faz experiemtos com ratinhos e se baseia somente no comportamento e "treino". As crianças precisam de afeto para terem uma base segura, precisam desenvolver apego seguro (Bowlby) para serem adutos felizes.

Só uma mãe suficientemente fortalecida pelo verdadeiro conhecimento do ser humano, da sua mente e de seu filho, aconselhada por um psicólogo experiente e não por um médico (que só conhece a parte física), se sentindo apoiada pelo seu companheiro e por sua família, respeitada e tratada com afeto no momento do seu parto, momento em que que ela renasce, é que poderá ser capaz de fazer crescer um filho feliz e mentalmente sadio, numa relação límpida, nutritiva, madura e harmoniosa.

Cintia Liana disse...

A mulher que se prepara que ser mãe, deveria ler o que a faz despertar para os dons da sua alma; o que motiva a sua essência a se iluminar diante de sua cria; o que a faz olhar e aceitar as suas reais necessidades; o que a faz enxergar suas feridas para não usá-las cegamente contra a criança, que a reflete de algum modo; a ver e a querer romper com seus padrões familiares adoecidos; o que a ensina a olhar amorosamente para a sua sombra, a se comunicar com ela para transformá-la em luz; o que a faz mergulhar em si mesma e a reencontra-se mais autêntica do que nunca; a reconhecer o que a faz se sentir magoada e ameaçada; que a fortaleça a ouvir a voz do seu coração e a entrar em contato sem receios com os seus medos e inseguranças; a ouvir o seu potencial criativo e curativo; a confiar em sua capacidade de entrega e doação e que a faça acreditar na força do seu amor, porque tudo o que ela sente se reflete na psiquê do recém nascido.
http://psicologiaeadocao.blogspot.it/2014/02/para-se-tornar-mae-nos-dias-de-hoje.html

Cintia Liana disse...

Precisamos alertar as pessoas para que as crianças nao sofram. Desculpe se fiz muitos comenta'rios. Me emploguei com teu blog. rsrs Um abraço.

Bia Coelho disse...

Cíntia Liana, ainda bem... Estava aqui pensando como contribuir nessa discussão e vc apresentou ideias muito parecidas com as que eu tenho. Eu nem vou entrar no mérito do adestramento (pq sim, é), nem nas motivações que levam mães a aderir ou não às técnicas milagrosas desse mundo moderno. O fato é, será que ninguém pensa para além da técnica? Ela é mais forte que as características individuais das crianças? Nenhum ritmo natural e biológico é respeitado nessa lógica. Ninguém se pergunta que as consequências dessa privação total de acolhimento pode surgir na vida adulta? Mas, ainda assim, não julgo, honestamente. Eu questiono, sempre. Não lido com as coisas com fundamentalismo irrefletido. Quando se trata do meu filho, da vida dele e de seu bem-estar eu me acho na obrigação de compreender mais profundamente sobre o tema. Que o ônus seja meu e, não dele. É clicê, mas vale: ele não pediu pra nascer.

Unknown disse...

Olá Meninas

Meu bebê hoje tem 1 ano e 10 meses e dorme a noite toda desde os 8 meses. Mas precisei educá-lo, pois desde o nascimento dormia bem e quando chegou a idade de 5 meses acordava 7 a 10 vezes por noite. Li várias vezes o livro Nana Nenê da Sylvia de Bejar. Ele me ensinou um método semelhante. Entretanto não deixei meu filho chorando 40 minutos como falou, mas conforme o livro precisamos sempre voltar ao quarto quando a crinça chorar e não podemos pegá-lo(inicia-se com 3 minutos e depois vai aumentando o tempo de espera para entrar no quarto). Desta forma o bebê entende que não está abandonado e depois de 5 dias, te juro, ele vai satisfeito para seu berço. Confesso que fiquei muito triste nos primeiros dias, mas pesquisem com médicos sobre a necessidade das crianças aprenderem a dormir e vão entender melhor, pois senão serão adultos com insônia (poderá ser prejudicial sim a longo prazo).
Não temos televisão em casa e nem tão pouco assisto a super Nanny, mas pelo que contou não teria coragem de largar meu bebê chorando 40 minutos sem parar.
Hoje, meu bebê dorme a noite toda, inicia as 20:00 hs e eu o acordo as 06:00 hs para sairmos.
Precisamos encontrar a forma correta, para que eles não sofram em demasiado.

Abraços

Dj. Baiano disse...

Amiga qual sua formação profissional?
Antes de comentar alguma coisa procure saber profissionalmente o que se passa!
Essa semana quando fui a um atendimento com minha psicóloga e ela me explicou algumas coisas.

Unknown disse...

Interessante os comentários. Vivo este drama com meu filho de 3 anos. Cheguei numa conclusão interessante: o problema nunca é da criança, mas de quem a cria. Não tive a oportunidade de cuidar do meu filho como gostaria, hoje amargo as consequencias.
Mas uma coisa é certa, criança que faz manha, não obedece e dorme na cama dos pais, o problema é grave: com os pais. Não há método algum no mundo que faça uma crinça se sentir segura sendo que o seu lar é um azogue. Fica a dica.

Jackie disse...

Jamais faria isso
com meu filho, ainda mais sendo tåo novinho. Esse método é cruel!

Jackie disse...

Jamais faria isso
com meu filho, ainda mais sendo tåo novinho. Esse método é cruel!

Jackie disse...

Jamais faria isso
com meu filho, ainda mais sendo tåo novinho. Esse método é cruel!

Anônimo disse...

Adorei essa resposta,tem pessoas que tem filhos calmos o dela concerteza não era chorão gente cada criança é de um jeito algumas mães sofrem mesmos não por não serem Bôas mães mais sim por não saberem lidar com a situação vim aqui e postar ai não acho certo meu filho é um anjo de criança minha querida?"bom pra você"acontece que nem todas crianças são iguais algumas tem que ter pulso firme para educar e outra não então deixa o educadores ajudar as mães que realmente precisam ao envés de criticar e se glória que seu filho é um anjo ok.

Anônimo disse...

Adorei essa resposta,tem pessoas que tem filhos calmos o dela concerteza não era chorão gente cada criança é de um jeito algumas mães sofrem mesmos não por não serem Bôas mães mais sim por não saberem lidar com a situação vim aqui e postar ai não acho certo meu filho é um anjo de criança minha querida?"bom pra você"acontece que nem todas crianças são iguais algumas tem que ter pulso firme para educar e outra não então deixa o educadores ajudar as mães que realmente precisam ao envés de criticar e se glória que seu filho é um anjo ok.

Anônimo disse...

Adorei essa resposta,tem pessoas que tem filhos calmos o dela concerteza não era chorão gente cada criança é de um jeito algumas mães sofrem mesmos não por não serem Bôas mães mais sim por não saberem lidar com a situação vim aqui e postar ai não acho certo meu filho é um anjo de criança minha querida?"bom pra você"acontece que nem todas crianças são iguais algumas tem que ter pulso firme para educar e outra não então deixa o educadores ajudar as mães que realmente precisam ao envés de criticar e se glória que seu filho é um anjo ok.

Isa disse...

mães são egoístas e carentes por natureza. igual a pessoas que ao invés de adotar, compram animais. com tanta criança abandonada no mundo, você prefere ter a sua própria? egoísmo. o egoísmo é natural do ser humano e majs ainda de mães e pais que geram ao invés de adotar.
mãe, o filho que você fez é do mundo e não uma continuação sua. é outro ser. vai ser gay, vai ser doce, vai ser assassino. muita coisa depende da sua criação mas muita coisa não. criem seres humanos pro mundo cruel em que vivemos. entendam que esse mundo é de sofrimento e que se a criança chora pra aprender a ser mais forte e que ela é só sim, isso é apenas o começo da vida pq depois piora e muito. crueldade em cada esquina.

superprotecão da culpa que vocês mães sentem.

Isa disse...

exato.

Unknown disse...

Olá, aqui fala uma mãe desesperada que não tem sua casa própria mora de favor com os outros é que não aguentam ouvir um ruído da criança que já trata como maus tratos. Tenho que acordar super cedo e chegar muito tarde, acostumei minha filha o dia todo no braço no período de 8 meses que fiquei em casa desde seu nascimento e hoje ela sofre por isso. Sim, meu excesso de ternura, cuidado, aconchego fez ela sofrer, já que hoje não posso estar 24 horas com ela. Ela se tornou uma criança nervosa, agitada e assim a palavra " sono " se tornou motivo de tortura pra mim e para ela. Ela já tem 1 ano e 3 meses e nunca dormiu uma noite completa sem interrupções. NUNCA. Não pre julguem uma mãe que teve que chegar ao ponto de que para educar a mente de seus filhos tenham que usar esses métodos imponentes, nossos filhos devem aprender a ser independentes, ser dependentes a nós eles já nascem sabendo não precisamos ensinar. Eles sabem que mãe é pra vida toda, devemos ensinar como a vida é, queríamos todas nós poder cuidar eternamente só da vida dos nossos filhos, mas a pratica não é assim. Não concordo e não discordo desse método, acho que ele cabe à quem necessita, se não não existiria em literaturas tão sérias .
Beijos, encontrei muitas dicas aqui

Unknown disse...

Tá certíssima,apoiado!