Amando cada dia mais o meu gurizinho! Ser mãe é tudo de bom!

sábado, 19 de maio de 2012

Prematuros: Quando o bebê fica na UTI

Faz algum tempo que quero tocar nesse assunto tão delicado, tão dolorido para alguns pais. Sempre digo que ter um filho é como andar no escuro; nunca sabemos o que vai acontecer. A partir do momento em que visualizamos o "positivo", a verdade é que tudo pode acontecer. Embora a maior parte das gestações termine da forma esperada, isto é, com o bebê nascendo a termo e com saúde, alguns bebês nascem antes do tempo e precisam ficar na UTI neonatal por um tempo relativo, que pode ser de alguns dias até meses, conforme o caso.
Acompanhei de perto a situação da minha afilhada, Carolina, que veio ao mundo através de um parto pélvico, em agosto de 2006, com 29 semanas de gestação, pesando pouco mais de 1kg. É incrível como, diante de uma situação dessas, onde a princípio nem se sabe se o bebê vai sobreviver, ou se vai ter sequelas pra vida toda, os pais tiram forças não sei de onde, e enfrentam com valentia --e muita fé-- o dia-a-dia de uma UTI pediátrica. Nem imagino o quão doloroso deve ser o momento em que a mãe recebe alta do hospital e não pode levar seu recém-nascido pra casa. Aliás, não pode nem pegá-lo no colo, nem amamentá-lo. Toda aquela expectativa criada durante a gravidez, de como seria o nascimento, vestir o bebê pela primeira vez, oferecer o seio, acalentá-lo, tudo cai por terra e dá espaço a uma única preocupação; a de o bebê resistir e poder, o mais rápido possível, finalmente ir para casa.
Carolina ficou 40 dias na UTI, teve infecções comuns a prematuros, mas superou as dificuldades e foi pra casa. Sem seqüelas, graças a Deus. Cinco anos depois, é uma menina saudável, esperta, sapeca, com inteligência e tamanho semelhantes a qualquer criança da idade dela. 
Hoje, acompanho a história do Pedro, filho de uma das madrinhas do Erich. Também prematuro pesando 1kg, internado na UTI para ganhar peso. Tento me colocar no lugar dos pais, mas acho que é uma daquelas situações e que é preciso viver para poder saber. Vendo como eles estão sendo valentes, lembro da Carolina e tenho certeza que logo o Pedrinho vai estar em casa. Esses longos dias de UTI vão ficar para trás. Mas até lá, os pais preciam seguir firmes e fortes. 
Bebês na UTI passam por muita coisa, têm altos e baixos, pegam infecções, vencem uma batalha por dia. Acho muito importante que a mãe possa ficar ao lado do bebê o tempo todo; não sei como funciona nos outros hospitais, mas no Hospital S.Francisco aqui em Pelotas é usado o método Canguru na UTI neonatal, onde o bebê fica coladinho na mãe, pele com pele. Esse contato faz toda diferença do desenvolvimento do bebê, além de fortalecer o vínculo com a mamãe.

Desejo, do fundo do coração, que o Pedrinho esteja logo em casa. Sei que deve estar sendo difícil, que a cada dia que precisam deixá-lo no hospital, a Lisi e o Cristian devem deixar o próprio coração junto com ele... Mas esses dias vão passar! Logo estarão com seu bebezinho! Muita força e coragem pra voces!

Carolina, com dias de vida

Bebê Canguru

Carolina hoje

Nenhum comentário: