Amando cada dia mais o meu gurizinho! Ser mãe é tudo de bom!

sábado, 6 de abril de 2013

A "manha" e a criação com apego

"Ele está fazendo MANHA, deixa chorar."
"Tá com fome? Tá xixi/cocô? Tá com frio? Não? Então é MANHA."
"Esse bebê só quer ficar no colo, tá com MANHA."

Esses são apenas alguns dos absurdos que as pessoas falam sobre bebês/crianças pequenas. Como se os mesmos não tivessem nenhuma necessidade afetiva/emocional, apenas fome e frio, e todo o resto fosse MANHA.

Pra começar, que POHA É ESSA DE MANHA? Isso pra mim nem existe! O-D-E-I-O essa expressão e odeio mais ainda quem faz uso dela pra desfazer dos sentimentos dos pequenos. Por acaso nós, adultos, não precisamos de ninguém pra nos dar um colo, um abraço, um pouco de atenção? pois os bebês têm as mesmas necessidades, ou mais. Acabaram de chegar nesse mundo louco e não podem nem solicitar um colo, um seio materno, um pouco de carinho. Mundo de merda esse, hein?

Acontece que o choro dos bebês é visto como algo negativo. Se o bebê chora e já teve suas necessidades fisiológicas atendidas, só pode ser manha. Está tentando manipular os adultos, fazendo chantagem emocional e precisa APRENDER A PARAR DE CHORAR SOZINHO. oi???????

Como pode um ser humaninho tão indefeso, tão inocente, como um recém-nascido ter condições de bolar um plano pra manipular sua pobre mãe? Nunca ouvi IDIOTICE maior que essa, acho isso o cúmulo da ignorância, sinceramente. Algumas pessoas não deviam ter filhos.

Quem convive comigo sabe que me tornei uma ativista pró maternidade consciente. E sim, sou contra deixar o bebê chorando seja pelo motivo que for, negar colo, negar peito, enfiar chupeta na boca do bebê, dar mamadeira no lugar do seio, colocar criança pequena de castigo, dar 'um tapinha educativo', e outras coisas do gênero. Sou contra sim. Me apedrejem.

Acredito que, na formação de cidadãos descentes, HUMANOS, éticos, solidários, a CRIAÇÃO COM APEGO tem papel fundamental. Não me digam que pra educar é preciso castigar e bater porque pra mim não existe argumento que sustente isso. Uma criança criada com amor e respeito (e limites, é óbvio!) tem muito mais chances de se tornar uma pessoa digna do que uma criada "abaixo de laço". Me apedrejem de novo.

Dou colo, dou peito, abraço, beijo muito. Faço questão que meu filho se sinta amado o tempo todo, inclusive quando está sendo disciplinado. Ensino tudo com paciência e sim, dá trabalho, às vezes conto até dez diante de uma travessura mais 'grave' mas vale à pena. Nunca tratei as necessidades emocionais do meu filho como "manha". Como eu disse, não acredito em manha. Acredito que os bebês precisam de muito apego, isso sim. 

Por isso quando eu vejo alguém chamar um bebê de manhoso me dá vontade vomitar. 
Sim, me tornei uma pessoa intolerante com quem não respeita os sentimentos/ as fases de desenvolvimento das crianças. Me apedrejem, mas não deixem seus bebês chorando no berço, por favor.

4 comentários:

Vinter Zamprogno disse...

Acho super legal você ter coragem de vir aqui e expor o que pensa, concordo com você e pratico sim a criação com apego, odeio quando vejo gente falando que nenem de UM MÊS faz pirraça!

Paty (Conversando com Bernardo) disse...

Sabe que concordo totalmente com você, né? As pessoas acham mais fácil falar que é manha do que levar em consideração os sentimentos dos pequenos. Beijos

maria louca disse...

Quando a criança chora gritando em um supermercado porque a mãe não comprou danone é o que, se não é manha?

Unknown disse...

Olá. primeira vez que visito seu blog e estou adorando...parabéns! Tenho um pouco de dificuldades ainda, meu filho acabou de completar 1 aninho, eu trabalho fora e ele não aceita muito bem o afastamento. Como saio muito cedo, ele sempre está dormindo quando saio, e nas minhas folgas ele não me larga, é um grude só...não posso sair de perto dele um só minuto que é choro na certa, não tem pai, não tem vovó, nem vovô...só para de chorar comigo, resultado? Não consigo fazer nada, é o dia todo dando atenção full time pra ele, só quando dorme que dá para eu fazer as coisas. Queria um conselho, uma ajuda, de como tornar nossos dias juntos mais fáceis e saudáveis, pois tem dias que fico muito cansada e estressada e sei que isso não é legal para nossa relação. Será que você teria alguma dica? Obrigada.