Amando cada dia mais o meu gurizinho! Ser mãe é tudo de bom!

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Coisas que aprendi

Quando uma mulher se torna mãe, tem início um grande aprendizado, o como ser mãe. E muitas pessoas garantem que podem ensiná-la, livros prometem guiá-la, mas ela aprende TUDO com o próprio filho. A gente aprende a ser mãe sendo. Simples assim.

Desconfio sempre de quem promete uma fórmula infalível pra criar um filho. Porque filho não tem manual de instruções. Cada um é único, não importa se forem gêmeos. Portanto, não existe método CERTO, EXATO, pra criar um filho.

Todos os dias eu aprendo com o Erich. E de todas as lições que ele me ensinou, a principal foi que eu devo sempre ouvir meu coração. Como mães, todas temos nossos instintos e saber ouvi-los é fundamental. 

Eu aprendi que as expectativas a respeito da maternidade muitas vezes são uma ilusão. Que o bebê não nasce sabendo como mamar, como dormir a noite toda, como se comunicar. Que o bebê não liga a mínima pra um quartinho todo decorado, com protetores de berço( que aliás oferecem risco para ele), brinquedos e afins. Que ele quer mesmo é dormir juntinho da mãe, pois é isso que o instinto lhe ensina.

Aprendi que um bebê não chora só porque tem fome, ou está com a fralda cheia, ou tem cólica. Chora porque precisa de colo, de carinho, de contato. O bebê não chora pra manipular o adulto, ele chora porque precisa de amor, de calor humano. Isso é natural.

Aprendi que cada criança tem seu tempo pra tudo; comer, caminhar, falar, desfraldar, desmamar. Que não existe a idade certa pra cada coisa, cada uma amadurece no seu tempo, e as coisas acontecem na hora certa. Aprendi que uma criança pode ser saudável sem ser gorda, que mais importante do que números numa balança é o desenvolvimento cognitivo, e que comer bem não é necessariamente o mesmo que comer muito.

Aprendi a não aceitar fórmulas prontas, a correr atrás das informações, a me atualizar todos os dias. Aprendi que as pessoas mudam, que as coisas mudam, e que a maneira como fui criada não é a única e não preciso cometer os mesmos erros da geração dos meus pais - posso criar minha própria experiência como mãe. Posso criar meu filho do meu jeito, de acordo com o que eu acredito.

Aprendi a nunca julgar outras mães. A nunca dizer "nunca vou fazer tal coisa". Pois quando temos filhos muitas das nossas opiniões podem mudar. Falar mal do filho dos outros é fácil, assim como pôr em julgamento o modo de uma mãe criar o filho. Mas cada mãe sabe o que faz, e faz o que acha que é melhor. As mães erram tentando acertar.

Aprendi que junto com os filhos, nasce um amor incondicional, do qual muito se fala, mas que é impossível traduzir em palavras. É amor puro, é felicidade plena, é se importar tanto com alguém que a pessoa esquece dela mesma. E daria a vida por esse amor, a qualquer momento.

Enfim, ser mãe é como ser professor: a gente aprende tanto - ou mais do que ensina. E a coisa mais importante é saber ouvir o próprio coração. Ele nunca erra.

Um comentário:

Giovanna disse...

Que lindo!!!
Continuo aprendendo muito com a maternidade! Já são 4 anos com minha pequena! Amo demais!

Giovanna