Amando cada dia mais o meu gurizinho! Ser mãe é tudo de bom!

sábado, 12 de maio de 2012

Sobre mães

Este será meu terceiro Dia das Mães. Tenho muito orgulho de ser mãe, e sabe quando tua mãe dizia que quando tivesses um filho iria entendê-la? Ela estava totalmente certa.

Somente depois que me tornei mãe pude entender muitas coisas pelas quais a minha própria mãe passou; e compreender a dimensão do amor, da preocupação, do altruísmo; e perceber o quanto é difícil e complexo criar um filho; que é muito mais do que dar a luz.

Quando me tornei mãe, finalmente pude reconhecer de verdade tudo que minha mãe fez por mim. Como me criou sendo mãe e pai (PÃE, como costumávamos brincar), como sempre batalhou para manter um mínimo de estrutura para que eu pudesse ter uma vida melhor, para que não precisasse, como ela, deixar os estudos tão cedo para trabalhar e colaborar com o sustento de casa. Para que eu tivesse o que vestir, sem depender de roupas usadas das primas mais velhas, para que eu tivesse material escolar, para que nada faltasse. Sempre tentando compensar a falta de um pai ausente.

Nessa realidade de mãe trabalhadora, que nunca pôde se dar ao luxo de ficar em casa cuidando dos filhos, entrou em cena a minha avó. Minha segunda mãe. Outro exemplo de amor incondicional, de mulher batalhadora, de MÃE no mais amplo sentido da palavra. Que foi mãe de nove filhos e mesmo depois de todos criados, foi, de boa vontade, minha mãe também. Que me ensinou muitas coisas, me deixou o maior legado que alguém pode deixar: amor, exemplo de fé, de bondade, de coração sem tamanho.

Tive o privilégio de ter duas mães. E nesse, como em todos os Dias das Mães, gostaria de homenagear as duas; infelizmente, minha vó não está mais conosco. Mas, onde quer que esteja, tenho certeza que ela sabe. Sabe o quanto a amo e o quanto sou GRATA POR TUDO o que fez por mim.
E a ti, minha mãe, quero dizer que HOJE EU SEI. Hoje eu te entendo, e principalmente, te respeito. Te admiro, muito. E que se eu for pelo menos parte da mãe que fostes pra mim, serei uma ótima mãe.

Um comentário:

Isabela Kanupp disse...

Aqui foi diferente, fui criada por um pai que fez também papel de mãe. Porém eu também aprendi muito e entendi muito sobre a minha mãe quando me tornei mãe!

Beijos

www.parabeatriz.com