Amando cada dia mais o meu gurizinho! Ser mãe é tudo de bom!

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Blogagem Coletiva: a Criação com Apego



Desde que me tornei mãe, muitas das minhas idéias pré-concebidas de como exercer a maternidade mudaram muito, tipo, drasticamente. Porque antes de ser mãe (ou pai), todo mundo tem uma idéia e uma solução para todos os problemas (dos outros), acha que sabe tudo e que quando for a hora vai saber lidar com todas as questões, mimimi.

Mesmo antes de o Erich nascer, eu tinha certeza de que queria amamentá-lo pelo menos até os seis meses, e depois comecei a buscar informações sobre, e aprendi sobre os benefícios da amamentação prolongada e decidi que ele iria mamar até quando quisesse, contrariando muita gente, muita "sabedoria" popular, que aliás se eu fosse atrás disso teria feito desmame lá pelos 4 meses. E como sabem o Erich mama até hoje e estamos muito bem com isso, obrigada. Já falei um sem-número de vezes o quanto acho importante, o quanto faz diferença esse apego, esse vínculo entre mãe e filho. Na nossa época, em que cada vez se deseja a independência dos filhos mais cedo, eu prego o contrário e acho que tudo tem seu tempo, que criança pequena tem que ser apegada aos pais, tem que se sentir segura e amada e que a própria criança vai "desapegando" conforme ela cresce; não é preciso forçar um amadurecimento deixando a cria berrando sozinha no berço pra dormir, por exemplo.

Sobre isso também mordi a língua; nunca cogitei a hipótese de compartilhar a cama, até o Erich nascer. Aqui em casa foi a solução pra nossas noites, e só agora estamos pensando em iniciar o descompartilhamento, pois o Erich tá crescendo e ficando muito espaçoso, mas também não temos pressa. Ele vai dormir na cama dele quando estiver pronto. Não vou ferberizá-lo pra ele aprender a dormir sozinho, pra mim tá ótimo deitar com ele e amamentar até ele pegar no sono.

Enfim, o Rodrigo e eu estamos criando o Erich com MUITO amor, MUITO apego, carinho, cumplicidade; queremos transmitir pra ele toda segurança do mundo e que ele aprenda que o que importa na vida é isso; a família, o amor.

Nenhum comentário: