Amando cada dia mais o meu gurizinho! Ser mãe é tudo de bom!

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Mais do mesmo

Não queria mais ficar batendo na mesma tecla, mas o assunto me veio à tona mais uma vez.

Tivemos que levar o Erich no pediatra (outro) novamente, por conta de uma tosse incurável. Levamos numa que nos foi muito bem indicada, e que por acaso é esposa do GO que fez o parto do Erich. Ok.

Clinicamente falando, gostamos muito dela. Atenciosa, carinhosa, conseguiu examinar o Erich sem que ele chorasse, e isso nunca acontece. Rolou uma química entre os dois. Ela se interessou pelo histórico dele desde o início, traçou um perfil, examinou a curva, tudo ok. Nos tranquilizou quanto ao crescimento e (não) aumento de peso dele, descartou a necessidade de novos exames de sangue, passou a receita de um anti-alérgico pra tosse. Elogiou, disse que ele está muito bem, de acordo com a rotina que descrevi, a alimentação também está ok, só elogios.

Mas, então...

"...Até quando ele mamou?"

eu: "Até agora, quero dizer, ele ainda mama antes de dormir e quando está dodói..."

ela: "Não quero mais isso!!!!!! Teu leite é uma água já há muito tempo, só serve pra atrapalhar a alimentação, ó, vamos parar com isso."
eu:












Cara de alface completa porque nessas horas nunca sei o que dizer. 

tentei ser educada porém firme na minha convicção, expliquei que a amamentação não está atrapalhando nada, que ele não substitui refeições pelo tetê, que inclusive ela mesma elogiou a alimentação dele, que ele mama só pra pegar no sono... Mas não adiantou, ela seguiu insistindo demostrando que está desatualizadíssima no assunto, e eu não fui lá pra bater boca com ninguém.

Lógico que saí de lá um tanto abalada. Chateada seria uma palavra melhor, talvez.

Porque esse tipo de situação me deixa muito frustrada, sabe, porque desde o início enfrentei muitas dificuldades pra amamentar. Eu tinha idéia de amamentar até 6 meses, mas fui estudando, pesquisando e aprendendo sobre os benefícios imunológicos e pronlonguei. Não me arrependo e tenho certeza de que fiz/faço a coisa certa; mas quando me deparo com um profissional da saúde, que teria a obrigação de orientar as mães no sentido de privilegiar o aleitamento materno pelos INÚMEROS benefícios, e esse profissional faz justamente o contrário (quase me criticou por nunca ter usado mamadeira!), honestamente, pra mim isso é broxante demais. Por um microssegundo cheguei a questionar minhas próprias convicções, mas não, não me sinto errada. Não mesmo.

Além dos benefícios imunológicos, acredito (e não estou sozinha) que o desmame é um processo natural e muito ligado ao emocional -- de mãe e  filho. Sendo assim, deve ser uma decisão de ambos, mãe e filho, não do pediatra. É muito pessoal. Eu não abro mão de criar o meu filho conforme os meus instintos e convicções, acho que é um direito meu. Respeito e muito os pediatras, porém acredito que sua função se restrinja à área da saúde, quando se trata do nutricional e do emocional, já foge do conhecimento deles. Assim como eu respeito os anos de estudo e experiência, quero ser respeitada como MÃE.

Me chateia esse tipo de coisa, como eu disse, enfrentei muitas dificuldades pra amamentar e ainda enfrento muito preconceito. Mas pelo meu filho eu sei que vale todo esforço, ele é uma criança feliz, segura, saudável, que socializa muito bem. Eu sei que estou fazendo o melhor.

Em resumo, ficamos com a pediatra. Quando precisar, levaremos nela. MAS, o modo de criar meu filho só diz respeito a mim e ao pai dele. E estamos de acordo e muito certos dos nossos métodos.


*Para saber mais sobre amamentação prolongada, clique aqui.

2 comentários:

Vinter Zamprogno disse...

Eu juro que ficaria com vontade de mandar tomar no cu, me desculpa,mas é a verdade!!!

Meu medico disse que se eu levasse até 2 anos taria bom demais, que nao é o que ele acha correto e sim o que a medicina diz e o que a medicina diz? Que amamentar prolongadamente é ótimo, como assim ela nao quer mais isso? Quem tem que querer é voce que ta dando seu tempo dando mamar pro seu filho....ela que decida pelos dela!

TatiBast disse...

Meri, obrigada pelo apoio! Nessas horas eu fico sem chão mesmo! Profissional que deveria apoiar, ou, no mínimo, respeitar nossas convicções... lamentável!