Amando cada dia mais o meu gurizinho! Ser mãe é tudo de bom!

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

30 meses e mamando!

Ah gente, cansei.

Já fiz vários posts sobre amamentação prolongada. Expus evidências científicas/empíricas de que só faz bem à criança, de que melhora a imunidade, faz bem pro vínculo mãe-filho, de que alimenta melhor do que qualquer leite comprado, fórmula ou 'caixinha'. 

Não adianta.

A maioria das pessoas ainda alimenta muito preconceito contra amamentação de bebês, o que dirá maiores de 2 anos. 

Se dou de mamar na rua, as pessoas olham torto. Algumas perguntam a idade do meu filho, e não escondem  o espanto quando eu digo 2 anos e meio, e muitas torcem o nariz e dizem que é um absurdo, que tem que tomar leite de vaca (e ele toma, também), que por isso que ele é magrinho, que vai mamar até ficar adulto (???). Algumas ainda dizem "pobre mãe!", como se eu merecesse toda pena do mundo.

Cansada de ter que explicar o óbvio pra quem não quer entender, desisto oficialmente dessa batalha. Agora se alguém perguntar quando ele vai desmamar, vou responder que não sei e pronto. Chega de conversa porque, sabe, a gente cansa. Quem sabe do meu filho sou eu, se ele ainda mama é porque ainda precisa, porque o desmame tem mais a ver com maturidade do que com o tamanho da criança. Quando for a hora ele vai desmamar. Não me sinto desconfortável em amamentar, ao contrário, eu adoro, tenho certeza que ele está muito bem nutrido e quando fica dodói e não quer comer, quem segura a barra é o peitão aqui.

Vivemos uma inversão de valores tamanha, que uma mãe amamentando é mal vista, mas se sacar uma mamadeira e dar pro bebê todo mundo acha normal, se enfiar uma chupeta na boca dele pra parar de chorar, coisa mais normal do mundo.

Isso e uma publicidade hiper agressiva empurrando leite artificial como se fosse a coisa mais segura e saudável que existe, uma indústria que quer vender o leite em pó no lugar do leite materno, a papinha industrializada e o iogurte, não preciso citar marcas.

Amamentar não é fácil, enfrentei muitos desafios desde o início, e o apoio do marido é fundamental. O Rodrigo sempre me apoiou e me apóia na amamentação do Erich, o que só me deixa ainda mais segura pra continuar. Vou seguir amamentando meu filho, acredito que quando ele estiver pronto vai largando aos poucos o hábito, e acho isso normal. O desmame natural nos humanos ocorre entre 4 e 5 anos. Me sinto tranquila quanto a isso.

No mais, cansei, viu? Amamento porque quero. Ponto final.

Um comentário:

Vinter Zamprogno disse...

Até eu cansei, é cansativo explicar, ficar lutando, o negocio é a gente amamentar e ligar o foda-se mesmo!