Amando cada dia mais o meu gurizinho! Ser mãe é tudo de bom!

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Muito além do peso: pela conscientização geral



Esse é um assunto delicado: alimentação infantil. 
O Erich não é do tipo guloso, ao contrário, temos que ficar insistindo pra ele fazer as refeições. Entretanto, quando se trata de "porcarias", ninguém precisa oferecer duas vezes: ele adora salgadinho, chocolate, refrigerante. Assim como a maioria das crianças.

De olho na saúde dele, eu demorei pra oferecer essas coisas pro Erich. Salgadinho ele aprendeu a comer com os amiguinhos e refrigerante ele "descobriu" nas festas de aniversário. Não costumo deixá-lo comer muito dessas guloseimas, eu prefiro que ele não se acostume a isso. Mas, como vivemos em sociedade, e as outras crianças comem, ele vê e também quer; é impossível abolir de vez. Então instituímos em casa o 'dia da porcaria': domingo pode comer guloseimas.

É muito difícil controlar esse comportamento do 'industrializado'. Porque é mais fácil abrir um iogurte do que preparar uma salada de frutas, porque passa na televisão o dia inteiro que "Danoninho vale por um bifinho" (nunca vi uma mentira maior), porque nas escolas quase todas as crianças levam salgadinhos, bolachinhas e coca-cola de lanche. E nós, adultos? Aqui em casa, confesso, a gente adora um fast food. Já é automático pedir um lanche na sexta à noite.

E não adianta falar que vamos parar com isso. Não vamos. Ninguém muda hábitos de anos assim, de um dia pro outro. MAS é preciso começar a mudar, pois somos exemplo pro nosso filho. Como eu posso querer que ele se alimente corretamente se eu só como besteiras? A mudança nos hábitos alimentares tem que começar pelos pais.

O documentário acima fala sobre alimentação e saúde. Fala de obesidade infantil e doenças que vêm junto; doenças que normalmente aparecem em pessoas mais velhas, e agora acometem crianças. Fala de publicidade dirigida à criança (covardia sem tamanho!). Fala da necessidade que nós, pais, temos de MUDAR NOSSOS HÁBITOS pela saúde dos nossos pequenos. Vale à pena assistir; mais que isso, é obrigatório que todos os pais, educadores, cuidadores assistam. E reflitam.

2 comentários:

Vinter Zamprogno disse...

Já falei sobre isso no blog, não sobre obesidade infantil exatamente, mas sobre a necessidade que tenho visto de mudar os meu hábitos, não quero que ele tome refrigerante e nem fique enchendo a cara de doces, claro que um dia ele vai descobrir, mas pretendo evitar pelo tempo que eu conseguir e pra isso preciso mudar os meu hábitos!

é triste ver que muitos pais dão chocolate para bebes de 7 meses, que ficam dando fritura e essas coisas e eu acredito piamente que essas coisas influenciam e muito em como a criança vai se alimentar!

Paty (Conversando com Bernardo) disse...

Oie! Também já falei sobre esse vídeo, é mesmo impressionante... E desde então tenho mudado alguns hábitos, aos poucos... Por exemplo, cortei as batatas tipo Ruffles, não comprei mais. Pq, se não tiver em casa, ele não pede, né? Beijinhos