Amando cada dia mais o meu gurizinho! Ser mãe é tudo de bom!

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Resgatando a Inocência

Uma das coisas que considero mais importantes no dia-a-dia da criação do Erich (e de todas as crianças, em geral) é a preservação da inocência. Não é tão fácil como parece, sabe, hoje em dia tudo é tão precoce, tão prematuramente estimulado. Um menino da idade do Erich, por exemplo, tá lá brincando com uma menina e sempre tem um adulto que vem e diz "olha a namoradinha". Desnecessário, na minha opinião, e um tanto preconceituoso também, já que fica meio que implícito no comentário que meninos e meninas não devem/não podem ser amigos, só namorar.

Eu tento resgatar o lúdico, o puro e inocente com o Erich através de músicas, que ele adora. Aqui em casa criança ouve música de criança, assiste dvd de criança, porque eu acho que é assim que deve ser. Tem tempo pra tudo, e quando eu vejo uma criança pequena cantando ai se te pego me dá até dó, sabe. O Erich tem dvd do Hi-5, do Patati Patatá, da Galinha Pintadinha e outros que estão na moda infantil do momento. E quando ele (leia-se EU) enjoa, coloco pra ele ouvir alguns cd's da minha época, como da Eliana, do Carrossel. Ele gosta, eu gosto, nós dois cantamos e dançamos. Acho isso legal. 

Não quero que ele se acostume a ficar all day long na frente da TV, por isso até prefiro cd ao dvd. Mas, se a TV tá ligada, é na TV Cultura ou no D.Kids, porque os desenhos que estão passando na tv aberta vou te contar, é uma violência gratuita sem precedentes. Não sei o que aconteceu com Os Ursinhos carinhosos, os Muppets, o Pica-pau... a única coisa decente que restou no SBT foi o Chaves. E mesmo assim, cada programa infantil carrega a cultura da época e o Chaves não é sem defeito; por exemplo, na época em que foi gravado era normal os adultos fumarem e se bater nas crianças. Mas até aí, dá pra tolerar. Gostamos de ver o Chaves. Acho o fim da picada criança que assiste novela. Big Brother. A fazenda. Inocência, cadê? Morta a sangue frio.

Aqui em casa vai ser assim. Enquanto eu puder, vou preservar a inocencia do meu filho. Criança precisa ser criança. Precisa brincar sem se preocupar, sem maldade. Pra  que adiantar as etapas, se depois que a gente perde a inocência não tem mais volta?

Nenhum comentário: