Amando cada dia mais o meu gurizinho! Ser mãe é tudo de bom!

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Procurando escola!

Ano passado, quando colocamos o Erich na escolinha, ele ainda era muito pequeno. Tanto que relutei, pensei e repensei a situação, mas no fim ele acabou se acostumando e gostando da idéia; já estava adaptado à rotina, aos coleguinhas... Mas, por ser tão pequeno e indefeso (e terem rolado algun stress relatados aquiaqui e aqui) acabamos tirando ele da escola. Eu acho que, quando são assim tão novinhos, vale refletir se precisa mesmo pôr na escola... afinal o tempo passado em casa acaba sendo tão curto, não é mesmo? Cada vez mais cedo a escolarização se insere nas nossas vidas. E dedicação em tempo integral é tão importante nos primeiros anos de vida, pelo menos eu penso assim.

Enfim, quase 1 ano depois, o Erich já amadureceu bastante. Mudou muito nesse ano, cresceu, desenvolveu a fala, agora é capaz de relatar tudo o que se passa com ele ao longo do dia. Isso pesou muito pra mim na hora de decidir se estava ou não na hora de procurar uma nova escola: essa capacidade de nos contar caso acontecesse alguma coisa do tipo se machucar, apanhar de coleguinhas, ser posto de castigo, etc.

Pensamos que este seja um ótimo momento para começar numa nova escola. Além do já citado, levamos em conta que o inverno se aproxima, e com ele a dificuldade em brincar na rua, coisa fundamental no dia-a-dia do Erich. Afinal é no pátio do condomínio que ele convive com crianças da idade dele, e naturalmente, ele adora ter com quem brincar. Estando na escola, mesmo que o tempo não colabore com brincadeiras no pátio, sempre vai ter uma turminha na sala de aula para interagir. Caso ficasse em casa o inverno todo, só teria a mamãe pra brincar todas as tardes :).

Tomada a decisão, comecei a peregrinação atrás de uma escola que me agradasse. Muito, mas muito mais difícil do que eu imaginava.

Escola 1: SUPER indicada por conhecidos. A escola está sob nova direção, segundo minhas fontes uma diretora super, maravilhosa, linda e boazinha. Ok. Porém ao visitar a escola, percebo que as turminhas são muito grandes (chegam a 21 alunos), o lanche é coletivo, as crianças ficam muito tempo sem atividade. E a diretora? Mal cheguei, tinha um bebê se esgoelando no berçário e ela me solta a pérola: "Essas crianças estão tão cheias de manha..." Morri.

Escola 2: Conhecia de nome e resolvi visitar. Já de cara achei o prédio apertado, as salas sem ventilação. Mas no geral gostei da escola, a diretora foi bastante atenciosa, mas achei o pátio muito insalubre - pois conheço minha cria. Chão de cimento com vários degraus, já previ uma série de galos na cabeça. Além disso, achei o tempo de adaptação pouco flexível: só 3 dias e já devia fazer a matrícula. Forçado, não?

Escola 3: Um vizinho cuja filha de 5 anos estuda lá me indicou. Já na chegada me agradei da pessoa que nos recebeu, muito simpática, nos mostrou a escola toda explicando a rotina, e o Erich já entrou se sentindo à vontade, brincou no pátio, subiu nos brinquedos. Parecia o lugar perfeito, até a coordenadora me dizer que a escola funcionava apenas até as 18h. Esse horário pra nós é IMPOSSÍVEL, pois fechamos a loja 18h30. Mesmo que eu saísse mais cedo pra buscar o Erich, durante o inverno seria muito complicado, pois teríamos que voltar andando pra casa, e são 13 quarteirões. Riscada da lista.

Escola 4: Estava passando na frente e resolvi entrar. Pequena, a princípio aconchegante mas não gostei quando vi a sala que teoricamente o Erich ficaria: um anexo à diretoria, com apenas uma mesinha velha e 3 alunos! Ah e descobri que a proprietária era a diretora, professora do pré e atendente. Enquanto me mostrava a escola a turminha dela ficou solta sem supervisão. organização zero.

Escola 5: Uma amiga me indicou, o filho dela que tem a mesma idade do Erich estuda lá e ambos estão gostando da escola. Fui, já sem esperanças, e me surpreendi: boa estrutura, bom método, professoras que parecem competentes e apaixonadas pelo que fazem. Ambiente acolhedor, boa localização, horário compatível... BINGO! Parece que finalmente encontrei a escola que procurava! Foi tão difícil, mas parece que esta reúne as principais qualidades que eu buscava! Me deu um alívio... já estava pensando que eu era exigente demais!

Agora é só marcar a adaptação - que é bastante flexível ali. Pode levar um dia, ou 15: não tem um limite estabelecido. Rumo ao próximo passo!


Um comentário:

Unknown disse...

Achei você certíssima nessa busca. Quando fui colocar a Mariana, minha mais velha na escola, também fiz o mesmo... visitei 8 escolas aqui em minha cidade, até que finalmente achei uma em que eu realmente confiasse e que combinasse com o meu estilo.
um beijo
www.aprendendoasermaehoje.com