Amando cada dia mais o meu gurizinho! Ser mãe é tudo de bom!

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Estarei criando um mini-Sheldon Cooper?

Aos 3 anos, eu filho sabe manusear um iphone melhor que eu.

Isso é característico dessas novas gerações de crianças, que são expostas desde muito cedo às mais avançadas tecnologias. Sempre fui contra deixar uma criança pequena mexer num celular, por exemplo, mas aqui em casa perdi essa batalha, pois o Rodrigo liberou o iphone dele pro Erich. Não acho que isso seja bom, nem que traga qualquer benefício pro desenvolvimento dele. Ao contrário, eu acho que isola muito, tipo, ele fica ali fissurado naquela telinha touchscreen e perde tudo o que acontece à sua volta. Mas nem sempre dá pra remar contra a maré da tecnologia, mais cedo ou mais tarde ele iria acabar conhecendo esse mundo. Só queria que fosse mais tarde.

O pai chega em casa e ele já vai pedindo: "Pocoyo!" ( maldito seja quem inventou o aplicativo do pocoyo). pega o aparelho, desbloqueia sozinho, procura o aplicativo quer, abre o programa, interage. Fecha, procura outro, INSTALA se for o caso. Sim ele sabe baixar aplicativos, gente. Nem eu sei fazer isso.

Se deixar, passa horas fazendo isso. MAS EU NÃO GOSTO! como eu disse, tecnologias demais ISOLAM as pessoas. Ele podia estar brincando, podia estar bagunçando, correndo, mas está ali vidrado no celular. Isso é muito, muito ruim. 

Mas o Erich mostra muito interesse por essas coisas, tipo se o notebook tiver ligado ele vai lá, mexe o dedinho e quer ver Dora Aventureira no youtube. E sabe "clicar" no que quer só com o touchpad do note, coisa QUE MUITO ADULTO ACHA DIFÍCIL.

Estarei criando um menino nerd?

Ou pior, uma versão mais jovem do Sheldon Cooper? porque além de nerd o guri tá numa fase anti-social que só vendo!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Brincadeiras à parte, apesar de se atrair muito por tecnologias, o Erich adora estar na rua, no mato, no meio dos bichos. Adora brincar com outras crianças. Não se parece tanto assim com o Sheldon, não. :)

4 comentários:

Letícia Costa Tomsik disse...

Como você disse no texto mais cedo ou mais tarde ele iria mostrar interesse pela tecnologia, acredito que o problema começa qnd ela passa a ser a única alternativa de divertimento!
Ótimo texto!

www.leticiapsicologa.blogspot.com

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Vinter Zamprogno disse...

Ah, acho super normal, num mundo com tanta tecnologia as crianças aprendem muito rápido a mexer, por que elas tem uma coisa que a gente muitas vezes não tem, PACIÊNCIA, as crianças ficam ali tentando, experimentando e descobrem como mexer em tudo muito rápido, a gente na primeira vez que nao conseguimos a vontade ja é de jogar pro lado!

Eu acho mesmo que isola, mas aí é controlar, se tiver demais não tem jeito, tem que cortar e sempre incentivar a brincadeira, passear em algum parque quando possível, deixar ele o mais longe possível de tecnologias como diversao! =)

Unknown disse...

Realmente ele é muito esperto. A minha menininha de quase 3 anos, talvez porque o pai não deixe muito, mas ainda não tem toda essa "destreza" que o eu pimpolho tem hehehe... acho que você está certa que o melhor seria esperar mais mas... também está certa que mais cedo ou tarde vocês teriam que deixar.
Nesse caso, a tecnologia só atrapalha em casas em que os pais deixam ficar nisso o dia todo. Se tiver limite de tempo para esse tipo de brincadeiras, não vejo problemas!
beijinhos!