Amando cada dia mais o meu gurizinho! Ser mãe é tudo de bom!

sábado, 25 de maio de 2013

Quem precisa da Supernanny?

Eu já ataquei a Supernanny aqui, mas não me aguento, tenho que atacar outra vez.

Estou assistindo agora e não entendo como tem gente que gosta e concorda com esses métodos cruéis de educação. Fico pasma, fico chocada, fico decepcionada com o ser humano nessas horas.

A vítima o menino da vez tem entre 2 e 3 anos (não falaram ou não ouvi a idade correta).
mais uma vez a Supernanny chega impondo um desmame abrupto, dizendo que "isso é um vício como qualquer outro, e precisa ser cortado pela raiz." A tirana impõe que o menino deve pegar no sono sozinho enquanto o pai fica sentado em posição de BUDA no chão do quarto, sem nem respirar, ouvindo o menino chorar quase até convulsionar. A mãe, ouvindo os gritos, fala que queria muito consolar, acalentar o filho. Seu instinto de mãe falava isso mas ela não podia se meter no método da bruxa Supernanny.

O menino não podia mais comer na frente da TV (concordo que isso é um péssimo hábito), deveria comer sozinho e com talheres - nada de pegar os alimentos com a mão. caso contrário, cantinho do pensar - pensar no que, Meu Deus? Ah e também a mãe foi proibida de ajudar o filho a tomar banho.

Posso estar errada, mas não consigo concordar com isso. A começar por ter uma total estranha (e uma atriz, não é mesmo?) dentro da minha casa, apontando tudo que (segundo ELA) eu faço de errado. Mandando em mim, mandando no meu filho, impondo regras que ele ainda não tem maturidade emocional pra compreender. Isso não entra na minha cabeça.

Daí fica a reflexão: o que será que leva uma mãe/família a se considerar tão INSUFICIENTE pra educar o próprio filho? 

Quando foi que as famílias perderam tanto a autonomia na educação dos filhos? Que pra voltar a ser feliz precisa da intervenção de uma pessoa estranha, um reality show etc?

Não me acho uma mãe perfeita. Não sei de tudo, não sou dona da verdade, erro muito, como todas as mães. Mas tenho orgulho de dizer QUE NÃO PRECISO DA SUPERNANNY. Porque mesmo diante das dificuldades que sempre se encontra na função de educar, me sinto capaz de conseguir criar o meu filho sem uma intervenção desse tipo. Confio em mim, no pai do meu filho, na família que construímos, nos valores que passamos todos os dias pro nosso filho

Quem sabe não é o que está faltando para essas familias que chamam por socorro externo; um pouco de confiança, um pouco de união. Mais amor, menos fórmulas prontas. Mais paciência, menos castigo.

2 comentários:

Unknown disse...

Concordo com tudo que vc disse belo texto.Tambem não me vejo colocado uma pessoa na minha casa para me ensinar como educar e criançar minha filha.

Unknown disse...

Super concordo. Sabe que, quando não tinha filhos ainda, eu achava a supernanny o máximo. Chegava a assistir programas, acessar o site, e copiar as táticas para, um dia, usar quando precisasse... até que virei mãe, e percebi que as coisas não funcionam dessa forma. Que meus filhos são pessoas e que não quero, de maneira nenhuma, impor esses métodos desumanos em minha casa.
beijos pra vc.