Amando cada dia mais o meu gurizinho! Ser mãe é tudo de bom!

domingo, 5 de maio de 2013

Somos todos machistas?

Outro dia, ao navegar pela blogosfera materna, me deparei com um texto que falava sobre como a sociedade reage quando um pai, por exemplo, troca fraldas, dá banho no bebê, vai a uma reunião na escola:segundo o texto, esse tipo de atitude - que deveria ser natural - é supervalorizada, chama a atenção para aquele pai que é visto como herói, como superpai, etc. Não que ele não seja. Mas e quando se trata da mãe, da mulher, aí a coisa muda de figura: afinal, trocar fraldas e dar banho é a obrigação dela.

Por que quando a mãe cuida dos filhos não está fazendo nada além do seu dever, e no caso do pai é uma coisa rara, linda de se ver, que faz todo mundo admirá-lo?

Pensando bem, a culpa é nossa, enquanto sociedade, enquanto mãe mesmo. Explico:

Porque você, que é mãe de menino; se alguém dá de presente uma boneca pro seu filho você acharia normal? NÃO. boneca é coisa de menina. Agora eu pergunto, seu filho por acaso nunca vai ser pai? Por que é errado ele brincar com boneca? Vejo muitas mães que ficam incomodadas quando o filho quer brincar de fazer comidinha na areia do parquinho. porque é coisa de menina. Por acaso o seu filho nunca vai fazer o próprio rango? Vai ter sempre uma MULHER pra fazer pra ele?

Particularmente eu não gosto dessas distinções brinquedo de menino/brinquedo de menina. Eu deixo meu filho brincar com o que ele quiser. Isso não vai fazer dele menos homem. Ele tem várias amiguinhas com quem brinca todos os dias e sempre deixo claro que são amigas - não namoradinhas - e isso é uma outra coisa essencial: ensinar que homens e mulheres podem ser amigos.

Acho esse negócio do azul e rosa a coisa mais ultrapassada que existe, sério. Me irrito quando o Erich se aproxima de algum brinquedo rosa ou alguma boneca, panelinha, sei lá e alguém fala pra pegar outra coisa que aquilo é de menina. Depois não sabem porque os maridos não querem cuidar do neném. EDUCAÇÃO MACHISTA! Se querem saber, os meus primos que brincavam de boneca comigo (e eu de carrinho com eles, por que não?) hoje são pais que trocam fralda e acordam de madrugada pra cuidar dos filhos. 

E quando os filhos são maiores, o machismo mostra ainda mais as suas garras. Porque a filha, conforme vai crescendo, é ensinada a ajudar  a mãe nas tarefas da casa, a auxiliar no preparo do jantar, a cuidar dos irmãos. Mas é muito raro ver um menino lavando uma louça, cortando um tomate pra ajudar a mãe. Não, isso é coisa de mulher. Garoto aprende a comprar revista pornô, a sair com os amigos, a carregar camisinha na carteira.

Meninas crescem vendo contos de fadas e esperam (em vão?) por um príncipe encantado. Meninos crescem vendo pornografia e sonham com uma sexy-peituda-insaciável. Felizmente, há casos que fogem à regra. Mas, não vamos nos iludir, a maioria é assim mesmo.

Cabe a nós, como mães, reverter essa cultura machista através de uma diferente criação dos nossos filhos. Não passar adiante esse machismo todo para quem sabe quando for a vez deles serem pais, que sejam pais mais ativos, mais participativos. Que não pensem que estão fazendo um favor ao dar banho no filho ou lavar uma louça. Que entendam que não existe papel da mãe/papel do pai, mas papel dos pais.

E quando nos deparamos com um pai que "ajuda", devemos ter consciência de que ele não está "ajudando" a criar o filho. Ele está CRIANDO, porque isso também é obrigação dele. 

3 comentários:

Vinter Zamprogno disse...

O fato dos pais serem super valorizados é por que de fato é uma coisa rara de se ver, quantos e quanto pais não movem uma palha? Quando as pessoas veem um, é para se elogiar, mas também é motivo de tristeza, por que deveria ser algo comum, coisa do dia-a-dia né? Eu falei mesmo hoje com o marido que o liam vai aprender a fazer tudo dentro de casa, nada de filho homem fica de perna pra cima enquanto as irmãs ou mãe trabalha, por que ele nao vai ter ninguem pra fazer isso pra ele o resto da vida, vai aprender a cozinhar, cuidar da própria roupa, cuidar da casa SIM! Por que se algum dia ele tiver que se virar, vai fazer oque? Morrer né, ou arranjar uma empregada só se for, vamos lutar para mudar esse quadro!

Letícia Costa Tomsik disse...

Interessante seu post...mesmo em pleno séc XXI ainda temos aquela visão ultrapassada de isso é pra mãe fazer, aquilo é pro pai fazer.....ambos tem que arcar com todas as responsabilidades do filhos, dividir tarefas! :-)

www.leticiapsicologa.blogspot.com

Fernanda disse...

Gostei imenso do seu post!
Está certíssima.
Divulguei na minha comunidade do FB.