Amando cada dia mais o meu gurizinho! Ser mãe é tudo de bom!

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Reflexão: Dia das Crianças

O Dia das Crianças se aproxima e o centro da cidade está lotado. Lotado de gente, de loja vendendo brinquedo, de gente carregando brinquedo, todo mundo se atropelando com sacolas. Porque toda data festiva (Natal, páscoa, Dia das crianças...) é motivo/ desculpa pro consumismo, e nem as crianças escapam.

Não comprei nenhum presente especial pro Erich pro Dia da Criança, primeiro porque ele não está precisando de nada, e segundo porque não quero que ele se acostume com essa correria de presentes nas datas que deviam ser apenas festivas.

Não quero que ele espere pelos feriados só para ganhar presente. Acho isso o fim.

Prefiro fazer um programa especial com ele no dia, um passeio em família, uma tarde gostosa ao ar livre, brincando. Isso sim torna a data inesquecível.

Em vez de entrar na dança do consumismo e comprar uma pilha de brinquedos que serão logo esquecidos, fiz uma limpeza na caixa de brinquedos do Erich. Juntei tudo o QUE ELE NÃO BRINCA MAIS, aqueles brinquedinhos de bebê, algumas coisas que ele simplesmente abandonou, que eu sei que ele não iria usar mais mesmo. Separei todas as roupas que não servem mais nele, juntei com esses brinquedos e LEVEI PRA CASA DO CARINHO, uma casa que abriga crianças de 0 a 7 anos, em sua maioria vítimas de algum tipo de abuso/maus tratos.

Não sei os outros, mas em mim, essas datas festivo-comerciais me incitam à reflexão. Eu fico pensando nessa correria pra comprar presentes, nessas pessoas que muitas vezes se endividam pro resto do ano pra presentear a família. Penso em quanta roupa nova, quanto brinquedo o Erich vai ganhar das avós, da dinda, do pai, de todos os brinquedos que eu vou comprando pra ele fora dessas datas. Daí eu penso nas crianças que não vão ganhar nada, que nunca ganham nada. Mas que notam a movimentação de gente comprando sem parar, que assistem televisão e são bombardeados com comerciais de brinquedos.

Esse mundo de desigualdades me dá nojo, sabe? Eu quero ensinar o meu filho a dividir, a não acumular coisas só por acumular. Quero que ele seja solidário, que ele queira doar o que não usa mais, que ele se importe com quem precisa.

Acho que em vez de gastar 100,00 num brinquedo que aparece no comercial da Discovery Kids, eu posso ir numa loja e comprar uns carrinhos, uns joguinhos, tem brinquedo até por 1,00, e levar num orfanato. E assim alegrar o dia de uma criança carente de tudo.

Claro que eu compro presente pro meu filho, lógico. Até preciso de policiar pra não cometer excessos, desde que ele nasceu eu não compro nada pra mim, é tudo pra ele. Mas não quero que ele espere APENAS pelos presentes, quero que ele valorize outras coisas além do material.

Fica a reflexão; eu vejo muitas mães vendendo as roupas usadas dos seus filhos, nada contra, mas acho que ás vezes a gente tem que deixar a vontade de lucrar de lado e pensar em quem precisa.

Um comentário:

Vinter Zamprogno disse...

Concordo totalmente, compro presentes pro meu filhote e ele também ganha, mas quero passar um tempo bom com ele, passeios, ir ao parque e tudo mais que eu fazia e queria quando criança, achei linda a sua ideia de doar os brinquedos, tambem farei isso quando chegar a hora, vou fazer a limpa, mas por enquanto liam nem tem tantos brinquedos, so tem 4 meses e o que ele tem sao bixinhos de pelucia que ele ainda brinca