Amando cada dia mais o meu gurizinho! Ser mãe é tudo de bom!

domingo, 16 de setembro de 2012

Por que amamentar?

Muito se fala em amamentação, das vantagens para a mãe e para o bebê, da importância do aleitamento materno no primeiro ano de vida (e além). Mas, infelizmente, ainda existem MUITAS mães que desconhecem tal importância, e que por falta de informação e/ou pressão de pediatras obsoletos e desinformados, acabam oferecendo leite artificial ao seu bebê em mamadeira, desencadeando um processo que culminará com um indesejado desmame precoce.

TODA MULHER É CAPAZ DE AMAMENTAR. Salvo raras exceções em que há problemas de saúde pré-existentes, todas as mulheres produzem leite em quantidade e qualidade suficientes para alimentar seu bebê. Não existe leite fraco, e o único segredo para a produção ser satisfatória é a ingestão de muita água e  constante estímulo (quanto mais o bebê mamar, mais leite vai ser produzido). Ao contrário do que versa o senso comum, mesmo que o peito pareça "murcho", vazio, não significa que não há leite. O mesmo é produzido DURANTE a mamada, enquanto o bebe suga. O peito não é depósito de leite, é FÁBRICA, portanto não importa se ele é grande ou pequeno. Vai produzir leite em quantidade suficiente, sempre.

E se o bebê não estiver ganhando peso adequadamente?

Esse é um dos motivos pelos quais se indica leite artificial. O que o pediatra não explica é que, se o bebê não está ganhando peso, o que acontece é que ele não ESTÁ MAMANDO CORRETAMENTE. É a chamada "pega" incorreta do seio, que faz com que o bebê não mame o suficiente. Ele passa horas no seio mas não está sugando como deveria, não quer dizer que não tenha leite. O que fazer nesse caso? PROCURAR UM BANCO DE LEITE, no proprio hospital onde teve o bebê, existem profissionais capacitados para ajudar a mãe a "ensinar" o bebê a pegar o seio corretamente. Simples assim.

Quais os males que o uso de mamadeiras e bicos podem causar?

Na minha opinião, o principal deles (e mais imediato) é o desmame precoce por confusão de bicos. Raramente um bebê alimentado com mamadeiras segue mamando no peito por mais de 7-8 meses. Outros males incluem má formação dentária, alterações no desenvolvimento dos músculos da face e CÓLICAS. Sim, cólicas, pois o organismo do bebê não está pronto para ser alimentado com leites artificiais de difícil digestão.

O leite materno é o alimento perfeito para o bebê. A natureza nos fez mamíferos, portanto o leite de cada espécie é sempre o mais indicado para seus filhotes. Leite de vaca é para bezerro, leite humano é para gente. Crianças amamentadas têm sim GRANDES DIFERENÇAS de crianças não amamentadas, em termos de saúde. Isso porque todos os anticorpos que a mãe adquiriu durante a vida vão sendo excretados pelo leite e PASSAM PARA O BEBÊ. Quem amamenta sabe, não tem preço ver o seu filho sempre com saúde, pegando apenas resfriadinhos leves, sem precisar tomar antibióticos, se recuperando rápido de qualquer doença que aparecer.

A OMS recomenda o aleitamento materno EXCLUSIVO até os 6 meses de idade, e a manutenção desse aleitamento até os 2 anos ou mais; isso está escrito em TODAS as caixas de leite de vaca, e mesmo assim, a maior parte da população desconhece esse fato. Quando amamentamos nossos filhos maiores de 2 anos somos vistas com estranheza. Mas quando uma criança de 7,8 anos ainda toma mamadeira, por que não estranhamos? 

E não, amamentar não é nada fácil. Dói no início, o peito enche demais, pode ocorrer mastite, dar febre. As pessoas vão encher voce de palpite, vão dizer que o leite do peito é fraco, que o NAN é melhor, que o seu filho vai ficar dependente (qual o problema...?), que vai morder o seu peito quando tiver dentes. O bebê vai querer mamar pelo menos a cada 2 horas, e não é porque o leite não alimente (como muitos vão dizer), mas porque o leite materno é tão perfeito que é digerido mais rápido que qualquer outro. Seu bebê pode ficar até uma semana sem evacuar e NÃO ESTARÁ COM PRISÃO DE VENTRE, apenas acontece do leite materno ser pobre em resíduos, ou seja, ele é quase todo aproveitado. mas atenção, assim que o bebe passar a ingerir sólidos, ele tem que evacuar diariamente, mesmo se ainda mamar, ok?

Escrevo esse post numa tentativa de alertar mães e futuras mães para a importância da amamentação, e para que tenham senso crítico e saibam tomar a melhor decisão em prol do seu bebê. Nem sempre pediatra tem a melhor indicação, às vezes os profissionais param de se atualizar, e para isso temos tanto acesso à informação hoje em dia. Devemos sempre buscar aprender mais, afinal ser mãe é um eterno aprendizado; aprendemos todos os dias.

Nenhum comentário: