Amando cada dia mais o meu gurizinho! Ser mãe é tudo de bom!

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Enfim, o desmame NATURAL (sim, ele existe!)

****Engraçado que meses atrás publiquei esse post, certa de que havia desmamado a cria. Mas depois de 15 dias ele voltou a pedir - e insistir - e muito- pra mamar e eu cedi. cedi sem culpa porque , se ele queria tanto, precisava, e não faço nada forçado com ele; o respeito ao seu tempo é a minha prioridade.

Então ele mamou por mais uns 3 meses, e finalmente parou. (agora sim!). Readeqüei o texto e estou publicando outra vez.

E a última vez que o Erich mamou foi lá em Santarém (PA).




Já há alguns meses o Erich vinha pulando algumas noites sem pedir "tetê" pra dormir. Mamava dia sim, dia não, às vezes parava uns 2 dias e voltava a pedir. Mamava por vários minutos antes de adormecer. E assim fomos levando sem pressa, naturalmente. A vontade dele sempre prevaleceu.

Até que os dias foram passando e percebi que ele não mamava há dias. Não ofereci, mas caso ele pedisse, eu daria, sem problemas.

Depois de quase uma semana, ele lembrou e pediu pra mamar. Eu disse que tinha acabado, que ele podia dar um beijinho no tetê e dizer tchau. Ele não pareceu muito contente, mas concordou. Sem choro, sem fazer cena. Acredito que estava no tempo dele pro desmame acontecer.

Foi/está sendo tranquilo pra nós dois. Desfrutamos da amamentação por 3 anos e 9 meses -exatos- e tudo aconteceu de maneira natural. Ele foi deixando, esquecendo, descobrindo outras formas de interagir comigo, tudo no ritmo dele e me sinto orgulhosa por isso. Sempre fui de opinião de que nenhuma quebra de vínculo deveria ser forçada, e conseguimos fazer as transições (fim da cama compartilhada, e agora o desmame) de forma natural e na hora certa.

Olhando nossas fotos, percebo que mesmo tendo amamentado por mais de 3 anos e meio, tirei poucas fotos dando de mamar. A última, por exemplo, deve ter sido no verão passado! Se eu soubesse que, domingo passado, teria sido a última vez, teria fotografado... ;)

Enfim, fico contente de ter vencido mais uma etapa com meu pequeno, livre de traumas. Meu garotinho está crescendo e me deixando cheia de orgulho!

Pra quem não acredita em desmame natural, que fique o nosso exemplo! Nada de pintar o seio pra dizer que está machucado (acho HORRIVEL ISSO), nada de desmame abrupto, tudo no seu tempo. Foi-se o "tetê", mas ficou o vínculo que construímos ao longo desses 45 meses de livre demanda. Ficou o carinho, o deitar juntinho pra dormir, o aconchego do abraço. Nada disso tem preço!

Aos 10 meses


Com 2 anos e 4 meses
A última foto: com 3 anos e mamando em pé

Um comentário:

Vinter Zamprogno disse...

Só de pensar em desmame, já tenho vontade de chorar rs acho que se fosse por mim amamentava ele até os 10 anos kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk