Amando cada dia mais o meu gurizinho! Ser mãe é tudo de bom!

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Diário do desfralde

Verão passado tentei desfraldar o Erich em dois ou três momentos diferentes - falhei em todos. Porque não estava na hora, simples assim.

Demorei pra entender que o desfralde é um processo longo, e totalmente PESSOAL, da criança. Nada que eu tenha que ensinar. Tem que partir DELE. Só depois de ler Laura Gutman em A maternidade e o encontro com a própria sombra foi que compreendi de fato que não havia necessidade alguma de apressar o processo. Que, quando chegasse a hora certa, não haveria tanta dificuldade, o desfralde aconteceria de forma natural.

Sendo assim, desencanei. Enfrentei muitos olhares de reprovação vindo de várias direções, por ter um filho com 3 anos que usa fraldas. Custo a entender por que as pessoas se preocupam tanto com questões que não lhe dizem respeito, querem saber quando a criança vai desmamar, quando vai andar, quando vai deixar as fraldas. Nunca aceitei e não aceito esse tipo de intromissão; só quem sabe do que é melhor pro meu filho somos eu, ele e o pai dele.

E assim, chegamos nos 3 anos e 5 meses, de fralda. Mas comecei a perceber que meu filho está maduro e pronto pra galgar mais esse degrau; finalmente mostrou interesse pela cadeirinha/privadinha que compramos ano passado. E já está usando-a!

Cedeira-privada: abrindo a tampa é penico!
Começo aqui um pequeno diário dessa nova empreitada - o desfralde. Tranquila, com toda calma e paciência que aprendi a ter, e confiante, que, dessa vez, chegou o momento certo!  Vam'bora!!

Dia 1: Tirei a fralda assim que ele acordou, explicando que agora ele é um menino grande e que precisa fazer xixi no vaso. Em seguida convidei-o pra sentar na cadeirinha e ver se não saía xixi. Ele aceitou e fez! Fiquei convidando-o pra repetir o processo a cada 40 minutos, e sempre que tinha vontade de urinar ele aceitava o convite. Ao longo do dia tivemos somente um escape, ao qual ele reagiu com um pouco de vergonha. Não falei nada, apenas troquei a roupa dele e limpei o xixi do chão, mas percebi que ele ficou constrangido com o "acidente". Para dormir, recoloquei a fralda normalmente - creio que para o desfralde noturno ele ainda não está pronto (toma leite à noite e acorda sempre com a fralda cheia).

Dia 2: Domingão, planejamos ficar em casa pra facilitar a adaptação dele à cadeirinha. Contudo, tivemos algumas visitas, o que atrapalhou um pouquinho o processo; o Erich ficava com vergonha de usar a privadinha na frente dos convidados. Apesar disso, mesmo com alguma resistência, consegui fazer com que ele colaborasse e tivemos 2 escapes apenas durante todo o dia; um deles com direito a cocô no chão, mas faz parte!

Dia 3: Ficamos em casa o dia todo e houve 2 escapes. Ele esquece de pedir/ir ao banheiro quando está brincando... mas isso é normal, eu já esperava. Vejo quando ele está "se segurando" e lembro ele, mas às vezes escapa mesmo... afinal ele está aprendendo a controlar, é uma novidade.

Dias 4 e 5: Meu homenzinho foi pra escola sem fraldas! Fiquei apreensiva e até me arrependi na hora, tive medo de que, caso ele não se sentisse à vontade, acabasse retardando o processo... Mas deu certo! Segundo a professora dele, teve apenas 1 escape fez até o número 2 no vaso (comigo ainda não fez...). No segundo dia de aula sem fralda também escapuliu só uma vez!

Ainda é cedo para decretar o desfralde oficialmente, mas tudo indica que estamos no caminho certo! Estou tão orgulhosa do meu homenzinho! E o apoio da escola nesse processo tem sido fundamental. A "tia" diz que também está orgulhosa do "hominho" dela... hehehehe.

orgulho, felicidade... mais uma etapa em curso! cadê o bebê que morava aqui?? ;)

Um comentário:

Unknown disse...

Vc q fez a cadeira adaptada?