Amando cada dia mais o meu gurizinho! Ser mãe é tudo de bom!

terça-feira, 20 de março de 2012

Sobre a cama compartilhada

Escuto críticas sobre o assunto o tempo todo. Que é errado, que meu filho vai ficar mal acostumado, que nunca mais vai sair da minha cama, e mimimi. Dou um sorriso amarelo e sigo a vida, fazer o que, cada um sabe o que é melhor para o seu filho.
Eu sei do que é bom pro meu, e o que dá certo para mim pode não dar certo para outras pessoas, vai de cada um, mas enquanto funcionar na minha casa, assim vai ser; aqui praticamos cama compartilhada.
Alguns bebês aceitam numa boa serem colocados no berço para dormir, sozinhos. Outros necessitam de uma maior proximidade com a mãe, de contato físico, de serem amamentados por mais tempo. O Erich sempre foi assim. Ele dorme bem se estiver comigo, melhor ainda se for no peito, melhor ainda se o pai estiver por perto. Isso não significa que ele nunca vai querer a caminha dele, no quarto dele. Apenas não está pronto para isso mas o dia vai chegar. Sem data marcada, naturalmente e sem estress.
É um dilema cultural. No ocidente temos o hábito de afastar os bebês, de torná-los independentes tão logo nascem. Em outras culturas, como algumas orientais, por exemplo, costuma-se manter o bebê na cama dos pais por muito tempo, nem se usam berços. E quem está certo ou errado? Acho que não existe certo nem errado, existe o que dá certo. E aqui em casa o que dá certo é a cama familiar, pois traz benefícios para nós 3: todos dormimos bem, descansamos e NUNCA tem choro de madrugada. Agora a perguntinha perversa "e a intimidade do casal?" A mesma ou melhor que antes. Nossa casa tem vários cômodos. Concluam.
Dividir a cama com nosso filho não foi uma decisão tomada no escuro. Ao contrário; li muito sobre o assunto, pesquisei, me informei e decidi que era o melhor. Desde a segurança passada para o bebê, a troca de hormônios que influenciam no sono, no desenvolvimento, a cumplicidade e o afeto que nos cerca, acho que é a melhor forma de criá-lo. Logo ele vai crescer, exigir a própria individualidade, exercer a independência, mas até lá quero curtir esses momentos de carinho tanto quanto eu puder.

2 comentários:

gracibast disse...

Sabe Tati, também li sobre o assunto e concordo em fazer o que dá certo! O Miguel, ao contrário do Erich, não gosta de dormir comigo, ele já dorme no seu bercinho... No início nós até tentamos como uma alternativa para acalmá-lo, mas ele ficava ainda mais agitado. Agora, ele pega no sono no peito (e usa-o como chupeta, não quis pegar chupetas!!) e depois coloco no berço e ele dorme quase toda a noite, acorda às 5:00 da matina, mama e daí dorme no embalo do carrinho que ele adora! Mas com certeza se ele tivesse que dormir conosco ele dormiria, temos mesmo que fazer o que dá certo! Abraços e dá um beijinho no Erich!

TatiBast disse...

exato Graci, temos que nos despir do senso comum e fazr o que for melhor pros nossos bebÊs! Obg e bjos pro Miguel (ele tá lindo)!!